1-) Monza
Lançado em 1982, o Monza foi o mais vendido no país em 1984, 1985 e 1986, mas no final da década já dava sinais de cansaço; assim, em 1991 veio o reestilizado “tubarão”, cuja frente se assemelha ao peixe, igual ao primeiro Chevette.
Selecionamos 10 exemplos de veículos que marcaram época e até hoje são conhecidos carinhosamente com nomes de animais. Vamos a lista!
Lançado em 1982, o Monza foi o mais vendido no país em 1984, 1985 e 1986, mas no final da década já dava sinais de cansaço; assim, em 1991 veio o reestilizado “tubarão”, cuja frente se assemelha ao peixe, igual ao primeiro Chevette.
Versátil, a Kombi é usada até hoje no lazer e trabalho, mesmo ter saído de linha em 2013... Até versão Pick-up ela teve! Com muito espaço na caçamba, leva mais de 1.000 kg, mas sem carga o conforto é nulo e pula muito, o que lhe rendeu a fama de “cabrita”.
A altura excessiva do chassi tubular do Mercedes-Benz 300 SL Coupé impedia a instalação das portas no método tradicional, e aí elas tiveram de ser presas ao teto; assim a forma de abertura delas ficou conhecida como “Gullwing”, ou “asas de gaivota”.
Para a linha 1948 dos Cadillac, o então designer da GM Harley Earl se inspirou no caça Lockheed P-38 Lightning. Mas, as aletas nos para-lamas traseiros lembravam a cauda de um peixe, daí surgiu “rabo de peixe”, copiado por outras montadoras.
A Citroën nos anos 50 a Citroën inovou o DS, dada à ousadia do projeto de linhas futurísticas. Perdurou até 1976 sem nenhuma mudança significativa na carroceria; mas marcado na trajetória pela mesma aparência de um sapo.
A Variant I 1969 agradou em cheio pela boa capacidade de carga (640 litros) em seu lançamento, não fosse por um detalhe: dianteira reta e sisuda demais; e, em 1971 foi renovada. Era a “cabeça de bagre” continuada até 1976 até ser substituída pela II.
A Spin nunca despertou paixões como a extinta Zafira, apesar da versatilidade. Olhe bem a foto da minivan e diga se ela não é a cara de uma capivara. Focinho grande e longo e os olhos atentos. Pior ainda a versão Activ chamada de capivara de mochila!
Responda rápido: qual carro lembra um besouro? Acertou! O Fusca é o recordista dos apelidos de bichos: Além dele, tem também pulga, joaninha, tartaruga... Ah, não podemos esquecer do “bizorrão”, com dupla carburação e motor 1600-S.
Fabricado desde 1996 no Brasil, o Fiesta ganhou em 2000 novos motores 1.0 e 1.6 Zetec Rocam acompanhado de uma reestilização frontal. De “tristonho”, o hatch da Ford se tornaria “gatinho” por conta do formato dos faróis iguais aos olhos do felino.
O proeminente spoiler traseiro Whale Tale (rabo de baleia) se tornou marca registrada dos Porsche 911 Turbo (930) entre os anos de produção 1975 e 1989. É só reparar no desenho do borrachão preto que o circunda para notar tamanha semelhança.