O MG Club do Brasil promove no próximo dia 24 de setembro (sábado) o Rally do Whisky, 107º raid do clube multimarca de carros clássicos fundado em 1983 e sediado em São Paulo.
Realizado pela terceira vez, o Rally do Whisky desta vez será válido como quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade Histórica organizado pela Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA).
A largada do Rally do Whisky acontecerá às 9 horas da manhã no estacionamento do Ecoparada Madero, no km 44,5 da Rodovia Castelo Branco, com chegada do primeiro carro prevista para as 14 horas no restaurante Montanhas do Japi, em Jundiaí, onde acontecerá a cerimônia de premiação.
O nome “Rally do Whisky” se deve à parada na Catedral do Whisky , uma das maiores coleções particulares da bebida do mundo.
No regulamento da FBVA , os participantes são divididos em duas categorias. Na Clássicos , os automóveis são subdivididos em cinco classes: Vintage & Pós-Vintage (fabricados até 1945), Pós-Guerra (modelos de 1946 a 1960), Contemporâneos I (1961 a 1970), Contemporâneos II (1971 a 1980) e Contemporâneos III (fabricados entre 1981 e o limite de 30 anos de fabricação – atualmente, 1992).
Os participantes da Clássicos devem navegar utilizando somente cronômetros (mecânicos ou digitais), planilhas pré-impressas e calculadoras não programáveis e não modificadas. Na categoria Pro , o equipamento de navegação é livre e todos os modelos (obrigatoriamente fabricados há 30 anos ou mais) concorrem juntos.
As inscrições para o Rally do Whisky podem ser feitas no site https://www.fbva.org.br/cbr- etapas.php e são efetivadas com o pagamento da taxa de R$ 850 que inclui o valor do almoço para a dupla.