Os carros com placas final “7” e “8” e caminhões “3”, “4” e “5”, devem ser licenciados até o dia 31 de outubro cujo procedimento é realizado de maneira 100% online, por meio do sistema bancário.
Para licenciar o veículo é só informar o número do Renavam e pagar via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico, os débitos do veículo, como por exemplo: IPVA, possíveis multas exigíveis e a taxa de licenciamento.
Após o pagar a taxa de R$ 144,86 e débitos, se houver, basta imprimir o CRLV-e, feita em folha A4 branca, no portal do Detran.SP , Poupatempo , no app “CDT – Carteira Digital de Trânsito” ou ainda no portal de serviços da SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito).
Assim como no ano passado, não há cobrança de taxa do seguro DPVAT em 2022, conforme decisão do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).
Quem não licenciar o veículo estará cometendo uma infração gravíssima (sete pontos na carteira) podendo ter a remoção do veículo ao pátio e ainda pagar uma multa de R$ 293,47 , segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).