Conheça 10 carros que saíram e que vão sair de linha até 2023

Seja pela nova lei de emissões, instalação de mais itens de segurança ou projeto de automóveis mais avançados, montadoras tiveram de bolar as suas estratégias para se manterem no mercado brasileiro.

1-) VW Gol

Ainda que esteja entre os carros mais vendidos, o hatch deve sair de linha até o final deste ano. O projeto antigo versus a obrigatoriedade dos controles de tração e estabilidade, não compensará mais o investimento. Em seu lugar, entra o Polo Track.

Divulgação

2-) VW Voyage

Pelos mesmos motivos, o sedã derivado do Gol também deixará o posto, e se seguir a mesma estratégia, é provável que a montadora alemã lance o “Virtus Track”, ou algo assim para preencher a lacuna do sedã veterano.

Divulgação

3-) Caoa Chery Arrizo

O desempenho nas vendas foi decepcionante - mesmo atualizado com novo câmbio CVT simulando nove velocidades; que deram melhor torque e consumo - em torno de 300 a 400 unidades o que acabou decretando o seu fim neste ano.

Divulgação

4-) Honda WR-V

Outro modelo que saiu de fininho, o modelo derivado do Fit tinha muitos atrativos como versatilidade, espaço interno e bom nível de equipamentos, mas a montadora vai lançar outro modelo em seu lugar, e que só deve vir em 2023.

Carlos Guimarães

5-) Hyundai ix35

Ele parou de ser feito desde o fim de 2021, mas continuava sendo vendido enquanto durassem os estoques por aqui. Com vendas em baixa, a marca optou por não dar continuidade ao modelo. Em 2021, a Caoa emplacou 2.597 unidades do SUV.

Divulgação/Hyundai-CAOA

6-) Suzuki Vitara

A marca focou na linha Jimny e suas variantes, e no caso do Vitara, apesar da oferta de motores 1.4, turbo intercooler (146 cv e 23,5 kgfm) das versões 4Style e 4 Sport, e 1.6, de 126 cv e 16,7 kgfm das 4You e 4All, nem isso fez o modelo decolar.

Divulgação

7-) Renault Captur

Ele também que nunca fez bonito nas vendas, menos de 440 exemplares mensais, mesmo com a oferta do esperto motor (1.3 turbo de 170 cv). O Captur sai assim que o SUV elétrico Mégane E-Tech chegar, até o último trimestre, segundo a Mobiauto.

Divulgação

8- Toyota Yaris

A gama composta do hatch e sedã, apesar das vendas razoavelmente boas, a marca tem planos de lançar uma nova geração, maior e mais esportiva, feita no Brasil, inspirada no modelo asiático similar, acrescida de motorização híbrida flex.

Carlos Guimarães/ iG Carros

9-) Renault Sandero e Logan

A dupla vai sair até o final de 2023, e no lugar entra um SUV médio inédito com um 1.0 turbo. A Renault vai investir no Brasil de R$ 1,1 bilhão até o primeiro semestre de 2022 para renovar a linha por aqui; além do novo motor, dois veículos elétricos estão no radar.

Divulgação

10-) BMW X2

Quatro anos depois de estrear no Brasil, o X2 teve suas vendas suspensas. O importado trazia um 1.5 turbo de 136 cv e o 2.0 turbo de 306 cv. O câmbio era automático de seis ou nove marchas. É possível que o SUV volte reestilizado.

Divulgação