Confira 10 carros com sistemas ativos de conforto e segurança

São as mais curiosas engenhocas já inventadas pela indústria automobilística mundial em prol da segurança e do conforto. Veja os que ficaram para a história.

1-) Polo 2018

O Polo 2018 amadureceu e já não depende dos outros para tomar certas atitudes. Um exemplo é o recurso de frenagem pós-colisão que se baseia nos sensores dos airbags para acionar os freios até reduzir a 10 km/h, evitando múltiplas batidas.

Divulgação

2-) Cruze e Trail Blazer

Aqueles que não abrem mão de dirigir com o ar ligado encontra um bom aliado no aplicativo OnStar da GM da linha Cruze e Trailblazer; basta ativar a função Remote Start que o motor é acionado à distância e ativa o sistema.

Divulgação

3-) Eos

O extinto VW Eos tem um dispositivo até hoje inédito em conversíveis. Através de sensores, ele identifica se há espaço atrás ao abrir o porta-malas para o recolhimento do teto e assim evitar danos à lataria.

Divulgação

4-) BMW Série 7

A sexta geração da Série 7 da BMW é o primeiro carro a trazer o Remote Control Parking que mais parece um smartphone. Com tela tipo touch screen, é possível estacionar para fora ou para dentro de vagas perpendiculares sem ninguém ao volante.

Divulgação

5-) Audi

Se alguém piscar para você, não estranhe! É só o farol Matrix LED dos Audi; diodos independentes de luzes se apagam para não ofuscar a vista de motoristas ou pedestres. Após isso, eles voltam a se acender contribuindo para a segurança à noite.

Divulgação

6-) Tesla Model S

Pilotar é com ele mesmo! O sedã elétrico Model S da Tesla traz piloto automático que mantém o carro na trajetória, controla a velocidade e muda de faixa quando a seta é acionada, operado por um scanner que lê as condições da via.

Divulgação

7-) Audi A8

Dotado de quatro motores elétricos, a suspensão ativa do Audi A8 com a ajuda de uma câmera frontal 360º monitora qualquer risco de colisão acima de 25 km/h elevando em 80 mm em 0,5 segundo para aumentar a proteção dos ocupantes.

Divulgação

8-) Volvo XC90

Segurança sempre foi palavra de ordem da Volvo e para fazer jus à filosofia, na segunda geração do Pilot Assist do XC90 há controle do limite de velocidade adaptativo que mantém a máxima permitida e freia em situações de risco.

Divulgação

9-) Mercedes-Benz Classe E

Melhor que ter recurso de aviso quando um carro ou objeto se aproxima atrás, no assistente ativo de frenagem de tráfego cruzado no Classe E da Mercedes também freia, caso o condutor não reaja instintivamente.

Divulgação

10-) Discovery 5

Todo SUV é alto e o que acaba sendo um problema aos mais baixos, mas com o Discovery 5 é diferente. Com mais de 25 cm de vão livre do solo, uma vez estacionado, a suspensão abaixa em 40 mm, para facilitar o acesso.

Divulgação