O utilitário derivado do Modelo T surgiu da necessidade de veículos mais fortes para o transporte de carga.
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O utilitário derivado do Modelo T surgiu da necessidade de veículos mais fortes para o transporte de carga.

Quando se fala em picapes, a Ford é uma das marcas mais lembradas e, tão logo, acabou se popularizando pelos quatro cantos do mundo, graças ao conceito do carro popular veio do Fordismo em 1914, bem antes da ascensão no Brasil, no início dos anos 1990 com o motor 1.0.

Tudo deu início há exatamente 105 anos, com o lançamento do Modelo TT , versão utilitária do Modelo T, que criou as bases para a popularização do segmento.

O clássico utilitário surgiu em um momento em que o sistema rodoviário dos Estados Unidos estava sendo expandido, graças em grande parte ao sucesso do Modelo T, e as empresas buscavam opções de veículos mais pesados, mais fortes e econômicos para as operações de transporte.

Os fabricantes do segmento de reposição já ofereciam adaptações para o Modelo T – que representava metade de todos os veículos da América do Norte em 1917 – com a instalação de caçambas antes de Henry Ford aproveitar essa nova demanda.

O Modelo T foi o veículo que deu início à produção em massa da Ford, estimulada pela entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial.

A versão picape, lançada em 1917, mantinha a cabine e o motor do antecessor, mas trazia uma estrutura mais robusta com capacidade para transportar até uma tonelada de carga útil.

O Modelo TT adicionava 61 centímetros à distância entre-eixos de 3,05 metros do Modelo T. Tinha também suspensão traseira mais rígida, um eixo de tração traseiro mais durável, já usado em muitas conversões no pós-venda, rodas de madeira de estilo militar e pneus traseiros de borracha sólida.

O chassi da picape de US$ 600 podia ser personalizado com caçambas e implementos de carga disponíveis no mercado , adaptados para cada tipo de trabalho. As suas vendas acompanharam as do Modelo T.

A Ford vendeu pouco mais de 200 unidades do Modelo TT no primeiro ano e no final da década de 1920 já era líder da categoria. Em 1925, a sua produção anual cresceu para mais de 260.000 exemplares e a venda total chegou a 1,3 milhão em 1928, quando o Modelo TT foi substituído pelo Modelo AA , com chassi de 1,5 tonelada.

O Modelo TT abriu caminho para a primeira picape da Ford com caçamba integrada, o Modelo T Runabout , que veio em 1925, e muitos outros que se seguiram, incluindo a Série F em 1948.

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