McLaren Artura foi levado até a fábrica da Lockheed Martin e posou com avião desenhado para o filme Top Gun: Maverick
Divulgação/McLaren
McLaren Artura foi levado até a fábrica da Lockheed Martin e posou com avião desenhado para o filme Top Gun: Maverick

A maior parte da história da McLaren se resume a competições, principalmente na Fórmula 1 , onde a equipe está presente desde 1966. A história como fabricante de automóveis de rua é recente , começou apenas em 1992 com o lançamento do McLaren F1 .

Se o F1 contou com fornecimento de motores pela alemã BMW , os próximos modelos da McLaren terão design inspirado pelos aviões da Lockheed Martin . Mais precisamente, pela equipe de “ Skunk Works ”.

A parceria entre McLaren e e Lockheed Martin visa explorar e criar novos métodos de design para os supercarros da marca. A equipe de design da Lockheed Martin possui décadas de experiência no desenvolvimento de softwares de aerodinâmica , que poderão beneficiar os veículos da McLaren .

Dentro da Lockheed Martin, a divisão " Skunk Works " é responsável por produtos de desenvolvimento avançado, e trabalha com mais liberdade criativa . Foi justamente essa divisão a responsável pelos aviões-espiões U-2 e SR-71 Blackbird , além do caça-bombardeiro furtivo F-117 Nighthawk, todos revolucionários e tidos como alguns dos melhores aviões da história.

Os engenheiros da McLaren irão trabalhar em conjunto com os cientistas da Lockheed Martin para estudar e desenvolver o melhor método para aplicar o conhecimento das duas empresas na indústria automotiva, e desenvolver o futuro da McLaren .

“A McLaren é uma empresa pioneira, e sempre buscou soluções inovadoras e desruptivas para criar os supercarros mais avançados tecnologicamente. Queremos que essa parceria beneficie nossos clientes a longo prazo” afirma Darren Goddard, Líder técnico da McLaren.

O primeiro projeto fruto da parceria não deve sair tão cedo , já que o desenvolvimento de um veículo superesportivo leva muito tempo, e a McLaren vem passando por diversos problemas financeiros nos últimos anos.

Por conta de diversos atrasos e dificuldades na produção do Artura , a McLaren se viu obrigada a vender a sua sede e passar a ser locatária do local, além de vender parte de seu acervo de veículos históricos .

O novo CEO da marca, Michael Leiters , promete solucionar os problemas de construção e qualidade que os veículos da marca britânica sofrem, e tem a missão de fazer a McLaren passar a ser uma empresa lucrativa .

Para isso, Leiters, que já tem passagens por Porsche e Ferrari , onde fez parte do desenvolvimento de SUVs , acredita que a McLaren deve focar em veículos lucrativos , independente de motorização ou carroceria, e até mesmo um SUV são está descartado .

Essa não será a primeira vez que a McLaren utiliza tecnologia aeroespacial . A fabricante estava trabalhando em uma tecnologia que utilizava vibração para manter a água longe do para-brisa dos veículos , a mesma utilizada por caças.

Mas o projeto aparentemente foi cancelado , já que todos os modelos mais recentes da McLaren contam com limpadores de parabrisa .

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