A última etapa do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP trouxe um resultado preocupante ao JAC E10x , também chamado de e-JS1 (como ele é vendido no Brasil), E-S1 ao ganhar zero estrela. Vale explicar que a nota máxima é de cinco estrelas.
Produzido na China e/ou montado no México, o hatch elétrico oferece dois airbags de série, mas peca por não ter o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), item que ele possui na versão vendida no Brasil. Atingiu 0% em ocupante adulto, 6,34% em ocupante infantil, 20,25% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 6,98% em assistência à segurança.
O primeiro modelo elétrico avaliado pelo programa de segurança foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical e proteção de pedestres. O resultado é válido para a versão elétrica e de combustão interna do modelo, chamada de S1. A avaliação foi realizada sem qualquer cooperação do fabricante.
Já o Kia Sportage , feito na Coreia do Sul e na Eslováquia, que agora oferece seis airbags e ESC de série, atingiu 82,31% para ocupante adulto, 71,57% em ocupante infantil, 47,56% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 55,81% em assistência à segurança e com isso ganhou três estrelas.
Vale lembrar que o SUV oferece outros equipamentos de segurança, vendidos como opcionais, mas que se fossem oferecidos de série em todas as versões, certamente atingiria uma p ontuação melhor no desempenho dos testes de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção de pedestres e ESC.
Por falar em melhor resultado, o Mitsubishi Outlander , alcançou cinco estrelas. Oferece sete airbags (dois frontais, um para o joelho do motorista, dois laterais para os ocupantes dianteiros e dois laterais de cortina para a cabeça), e ESC como equipamento padrão, ganhou 90,5% em ocupante adulto, 91,33% em ocupante infantil, 54,71% em proteção de pedestres e usuário vulneráveis das estradas e 84,17% em assistência à segurança.
O crossover, que é fabricado no Japão, foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção de pedestres, frenagem autônoma de emergência (AEB) na cidade e interurbano, detecção de ponto cego e ESC. O modelo foi avaliado por decisão voluntária do fabricante.