O Detran de São Paulo divulgou o calendário para o licenciamento anual de veículos para 2023 . O prazo se inicia no dia 1º de julho e vai até dezembro para carros de passeio, ônibus, motocicletas, reboques e semirreboques. Já para caminhões e tratores, o prazo se inicia em 1º de setembro.
O documento pode ser atualizado a partir de janeiro de 2023, porém, o proprietário deverá estar com o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2023 e todos os débitos do veículo, quitados .
A taxa de licenciamento anual em 2023 será de R$ 155,23 . Segundo o Detran, o ajuste no valor é realizado utilizando o valor da UFESP (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), que é reajustada anualmente.
“O cronograma para 2023 terá início em julho no estado de São Paulo. Assim, os proprietários garantem um prazo maior para a regularização da documentação. Para quem preferir licenciar antecipadamente o veículo, o serviço já estará disponível a partir de janeiro. Lembrando que o licenciamento é totalmente online, por meio do sistema bancário, sem necessidade de se dirigir até uma unidade do Detran.SP ou do Poupatempo”, destaca Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP.
Quem não realizar o licenciamento do veículo dentro do prazo correto, comete infração gravíssima , com a adição de sete pontos na carteira, remoção do veículo ao pátio e multa de R$ 293,47 , conforme estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro (CTB)
Para realizar o licenciamento, o proprietário precisa informar o número do Renavam e realizar o pagamento da taxa através do internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico dos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú e Caixa Econômica Federal. As casas lotéricas também estão autorizadas a realizar o pagamento .
O documento digital fica disponível para download e impressão no item ‘Licenciamento Digital’ nos portais do Poupatempo, Detran.SP e Senatran, assim como nos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito .