Fuja da gasolina cara: cinco carros usados econômicos de até R$ 30 mil

Mercado de usados contem opções atrativas para quem deseja carros com baixo consumo de combustível

1 - Volkswagen Gol

O icônico Golzinho saiu de linha em 2022, mas é sempre uma ótima opção no mercado de seminovos, e inclusive é o rei desse segmento, segundo a Fenabrave. É possível encontrar unidades de "gerações" um e três, mas o ideal é o G5, o último a receber grandes mudanças. Ele é capaz de superar os 10 km/l na cidade quando abastecido com gasolina, e na estrada faz 14 km/l na versão 1.0, que gera até 68 cv de potência. No etanol, a potência sobe para 71 cv, mas o consumo aumenta, e passa a ser 7,4 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada.

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2 - Fiat Palio

Um dos principais rivais do Gol por toda sua vida não poderia ficar de fora da lista. O Palio nasceu para confrontar o Volkswagen e ser um veículo global da Fiat. A segunda reestilização do primeiro modelo é uma das mais populares, chamada de Pitbull, é equipada com motores 1.0 e 1.4, que divide o conjunto mecânico com duas gerações do Uno e até o Punto. A versão 1.0 conta com 73 cv na gasolina e o consumo é de 12,3 km com um litro de combustível na cidade e 15 na estrada. No etanol, a potência passa a ser 75 cv e o consumo é de 8,8 km/l na cidade e 10,3 na estrada.

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3 - Chevrolet Celta

Outro queridinho do mercado de seminovos, o compacto da GM nasceu para ser o carro mais barato do Brasil, mas não conseguiu superar o Uno neste quesito. Produzido entre 2001 e 2015, o Celta já teve motor 1.4, mas o mais popular é o 1.0 (na maioria dos casos, Flex) que gera até 78 cv. Na gasolina, supera os 10 km/l na cidade, e no etanol, faz 7,5 km com um litro. O espaço interno do Celta pode complicar, especialmente para pessoas acima de 1,75 m.

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4 - Chevrolet Classic

O Classic é a versão sedã do corsa que se manteve no mercado após o fim da produção do hatch que chegou na década de 90. O Classic é conhecido por sua robustez mecânica e confiabilidade. Por compartilhar diversas peças mecânicas com o Celta e Prisma. As versões 1.0 contam com 72 cv no etanol e 70 na gasolina e fazem 7,4 km/l na cidade e 9,2 na estrada com o combustível derivado da cana de açúcar, e 10,4 km/l 13 km/l na gasolina.

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5 - Ford Fiesta

O Fiesta é outra opção muito popular no mercado de seminovos, mas desde a saída da Ford do mercado brasileiro, começou a ser deixado um pouco de lado. O motor 1.0 Zetec Rocam é bem robusto. São 73 cv de potência no etanol e 69 cv na gasolina e 9,3 e 8,9 kgfm de torque com os respectivos combustíveis. O consumo é de 15,9 km/l na estrada com gasolina e 12 na cidade, mas não deve ser difícil superar essas marcas, basta ter paciência, enquanto a sede com etanol é de 8 km/l no circuito urbano e 9,8 km/l no rodoviário.

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6 - Renault Clio

O Clio foi por muitos anos o veículo de entrada da Renault no Brasil, quando passou esse posto para o Sandero, a partir de 2016. Apesar de compartilharem o mesmo motor 1.0 16v de que pode gerar 76 cv na gasolina e 77 no etanol, o Clio consegue rodar 11 km com um litro de gasolina em circuito urbano e 14,3 na estrada, no álcool, as médias caem para 7,9 e 10,1 respectivamente.

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7 - Honda Civic

Uma opção para quem prefere um carro mais confortável é o Honda Civic, principalmente as três primeiras gerações oferecidas no país. A terceira geração foi oferecida entre 2001 e 2006 e é equipada com motor 1.7 que aceita apenas gasolina. O consumo é de 8 km/l na cidade e passa dos 13 km/l na estrada. Apesar dos bons números de consumo para um sedã, encontrar peças de reposição pode ser complicado, já que é um carro que se aproxima dos 20 anos de idade.

Reprodução/Honda

8 - Honda Fit

Mais um exemplar japonês na lista, o Honda Fit era um representante da categoria Premium quando novo. O hatchback com estilo de minivan se destaca pela versatilidade do espaço interno e também pela robustez mecânica. A primeira geração do modelo por aqui conta com um motor 1.4 ou 1.5 somente a gasolina, unidades que geram 80 e 105 cv respectivamente. O consumo é de 11,8 na km/l na cidade e 15 km/l na estrada para o motor 1.4. O motor 1.5 pode ser equipado com câmbio automático do tipo CVT, e oficialmente, consegue 11 km/l tanto no circuito urbano quanto na estrada.

Reprodução/Honda