BMW i Vision Dee promete levar inteligência artificial em veículos a nível muito mais íntimo
Divulgação/BMW
BMW i Vision Dee promete levar inteligência artificial em veículos a nível muito mais íntimo

A BMW apresentou na CES 2023 o conceito i Vision Dee , um sedã médio futurístico que além de apresentar um desenho minimalista, promete revolucionar a experiência do usuário graças ao Dee (sigla para Experiência Emocional Digital, em inglês), e irá permitir que as funções do carro vão além de controle de voz e sistemas de assistência - como é de praxe hoje em dia.

Segundo o vídeo de introdução do Dee , onde Arnold Schwarzenegger conversa com a inteligência artificial, a BMW dá a entender que o sistema poderá conversar com o condutor , e vai permitir uma interação mais profunda, com o carro podendo expressar variações de humor . Talvez seja coisa de filme e a BMW nunca vá usar de fato em seus carros, mas o vídeo deixa isso subentendido. Não duvidamos nada.

O Vision Dee não traz nenhuma informação no painel do veículo, tudo que o condutor possa precisar é projetado no Head-Up Display no parabrisa , que se estende por toda a peça. Além disso, o modelo ainda conta com a tecnologia E Ink, que permite mudar de cor e agora conta com até 32 opções .

Parabrisa do Vision Dee terá diversos níveis de exibição de informações, na imagem está o nível máximo
Divulgação/BMW
Parabrisa do Vision Dee terá diversos níveis de exibição de informações, na imagem está o nível máximo

O Vision Dee também irá permitir que um avatar do motorista seja projetado no vidro dianteiro, e terá uma mensagem de boas vindas personalizável com luzes e sons.

O Vision Dee é o primeiro esboço da Neue Klasse , nova geração de veículos da BMW que estará disponível a partir de 2025 , e vale prestar muita atenção ao Head-Up display que a fabricante confirmou que será disponibilizado nos modelos de produção.

O termo nova classe designou um BMW lançado em 1962, modelo considerado o precursor de todos os carros seguintes da marca. Não é por acaso que tem sido usado exaustivamente pela marca.

No conceito, o motorista seleciona a quantidade de informações em cinco níveis , indo de analógico até projeção de realidade aumentada . Até o momento, a única informação confirmada pela marca é que os veículos de produção terão o display digital que se estende por todo o comprimento do veículo .

O i Vision Dee é muito futurístico, mas o seu visual não, lembra um sedã comum que remete os modelos já conhecidos da marca, principalmente da década de 70. Sua principal novidade na dianteira é a grade fechada , que segundo a BMW será usada para criar expressões faciais para o veículo e assim demonstrar  variações de humor como alegria, espanto, aprovação, ou tristeza.

Sobre a pintura, além de 32 cores , a carroceria do i Vision Dee é dividida em 240 segmentos, e cada um deles pode ser controlado individualmente , o que permite padrões de pintura variados, permitindo uma enorme possibilidade de combinações de cores , e que a marca faz questão de ressaltar nas imagens de divulgação.

BMW i Vision Dee permite diversas variações de pintura
Divulgação/BMW
BMW i Vision Dee permite diversas variações de pintura

Um filme é colocado sobre a carroceria do veículo para criar a exibição das cores, a partir disso, o filme é cortado a laser em 240 segmentos para permitir a variedade de cores e padrões, que podem até conter animações .

O interior é bem simples , e o painel conta apenas com um selecionador digital para indicar o quanto de informação deve ser projetado no parabrisa , um volante com desenho quadrado e raio vertical central. No mais, apenas os bancos e um apoio de braços. 

Segundo a BMW, seu futuro será “ elétrico, circular e digital ”. O BMW i Vision Dee representa o aspecto digital desse futuro e é um marco para os veículos da Neue Klasse . Mais informações serão reveladas ao longo de 2023, já preparando a chegada da nova linha em 2025


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!