A Volkswagen acaba de exibir as primeiras fotos do Polo GTS, versão esportiva do hatch que ainda aguardava pela reestilização encontrada nas demais configurações da gama. As novidades incluem faróis de LED tipo Matrix, para-choque de Polo GTI e… traseira sem grandes alterações.
Embora o preço não tenha sido divulgado oficialmente, a rede cobra R$ 145.790 pelo modelo, um valor próximo dos R$ 141.890 do Nivus Highline , que, por sua vez, também pode receber uma versão GTS. A chegada às lojas será em breve.
Os faróis de LED são mais complexos do que os dos companheiros abaixo deles, pois têm elementos capazes de variar a luminosidade de acordo com diferentes situações. Falando em iluminação, há uma barra luminosa os ligando, algo que já está presente no Taos.
Pena que há um pecado na área luminosa: ficaram de fora as lanternas espichadas do Polo europeu. Já que o carro tem o preço do Golf GTI de antigamente, bem que ele poderia também ter lanternas que se alongam pela tampa.
Ao contrário do Polo GTI 2.0 europeu, o modelo nacional vem sempre com motor 1.4 TSI, uma unidade que pode render menos, mas que já dá para o gasto.
O quatro cilindros rende 150 cv e 25,5 kgfm a 1.500 rpm, números que são bem explorados pelo câmbio automático de seis marchas. Quanto ao manual, convenhamos que poucos iriam comprá-lo. Sim, ele não perdeu potência ou torque, algo que acometeu as versões 1.0 turbo.
Vamos ao desempenho. Os números oficiais ficaram um pouco melhores do que os divulgados para o hatch pré-facelift. São 8,3 segundos de 0 a 100 km/h, contra 8,4 s, enquanto a velocidade máxima chega a 206 km/h, face aos 204 km/h de antes.
As rodas aro 18 calçam pneus 205/45, um jogo que era opcional antes da mudança. Pode ser mais suscetível a buracos, lembrando que as nossas ruas podem ser definidas como estradas de terra com um ligeiro toquinho de asfalto por cima, mas, por outro lado, o conjunto vai favorecer a dinâmica.
Os freios a disco continuam tendo 276 mm na dianteira e 230 mm na dianteira, sendo ventilados à frente e fixos atrás.
Um carro que custa mais de R$ 145 mil tem que ter um acabamento superior ao das versões inferiores, e a VW parece ter dado uma melhorada nisso. O painel passa a ter um detalhe de couro, uma mudança que busca escapar do plástico ultra rígido de antes. O teto e alguns detalhes de acabamento são pretos, tudo entremeado com costuras vermelhas no volante e na nova manopla de câmbio do mesmo tom.
Em conectividade, a central multimídia VW Play, de 10,1 polegadas, recebe interface em… vermelho. É através dela que dá para selecionar os modos de condução Eco, Normal, Sport e Individual, sendo que este último permite escolher separadamente os parâmetros desejados. Outro destaque do interior é o quadro de instrumentos digital, de 10,25 polegadas. Há também o inédito carregador de celular por indução.