Sétima geração marcou a despedida do Gol do mercado sul-americano
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Sétima geração marcou a despedida do Gol do mercado sul-americano

O VW Gol foi produzido por mais de 40 anos em solo brasileiro, e foi líder de vendas no país de 1987 a 2014, mas nos últimos anos foi sendo superado nas vendas por rivais mais modernos. Além disso, as novidades da Volkswagen passaram a chegar em SUVs e no compacto Polo , posicionado acima do Gol.

Apesar disso, o hatch segue na preferência e, algumas versões têm ganhado mais valor de mercado. É o que a Mobiauto  diz através de seu levantamento com as versões do hatchback que mais valorizaram em 2022.

Segundo a plataforma digital, 3,71% dos acessos são buscando anúncios do compacto da marca alemã. Segundo o CEO da plataforma, Sant Clair Castro Jr, os modelos entre 2007 e 2022 do Gol valorizaram em média 2,27% .

A pesquisa apontou que o ano-modelo 2010 teve valorização de 8,57%, sendo comercializado por R$ 29.403,49 em média, enquanto o ano-modelo 2022 foi o que teve maior depreciação, cerca de 7,74%, sendo vendido por R$ 61.725,38.

Os cinco ano-modelos que mais apresentaram alta foram carros com um bom tempo de uso, enquanto os que mais tiveram baixa foram os mais novos. Isso se dá por conta do movimento natural do mercado no caso dos carros mais novos.

“Os cinco anos mais bem colocados valorizaram 6,94%. São carros com a média 12 anos de uso. Já o quinteto que mais desvalorizou tem menos de 4 anos de uso. Ainda que você tenha modelos de até 3 anos de uso puxando a média do Gol para baixo, o resultado final – valorização de 2,27% - é notável”, conclui Sant Clair.

A pesquisa realizou as cotações em janeiro de 2022 e novamente em janeiro de 2023 e conseguiram compor o percentual de variação de preços para os anos-modelos e até mesmo as versões. No total foram 63 veículos pesquisados.

Quarta geração do Gol foi uma das que apresentaram maior valorização
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Quarta geração do Gol foi uma das que apresentaram maior valorização

A versão 1.0 8v da 4ª geração , modelo 2013 teve valorização de 32,45% e o executivo avalia esse alto crescimento por conta da acessibilidade das versões 1.0, e por serem mais econômicas.

"Há muitos fatores que explicam essa escalada do Gol 1.0 2013. Repare que ele tem o mesmo tempo de uso da média da frota nacional, isto é, em torno de dez anos. Isso já dá um status de modelo muito procurado, principalmente na versão 1.0, que é a mais acessível"

"Além disso, esse modelo foi impactado pelo efeito cascata durante a pandemia, que anotou altas significativas de preços nos modelos zero km. Vimos isso de perto na Mobiauto : essa alta do zero foi repassada aos seminovos em 2021 e, posteriormente, chegou aos usados mais velhos ano ano passado", encerra o executivo.

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