Exemplar raro da Ferrari tem motor Colombo 3.0 e câmbio manual de quatro marchas
Reprodução - Gooding & Co
Exemplar raro da Ferrari tem motor Colombo 3.0 e câmbio manual de quatro marchas


Uma empresa de leilões de carros clássicos localizada em Santa Monica, Califórnia (EUA), a Gooding & Co , vendeu recentemente uma raríssima Ferrari Conversível 250 GT California Spider 1962 pela quantia de US$ 18,1 milhões, ou incríveis R$ 95 milhõe s, um recorde para a tradicional casa de leilões.

Uma particularidade do conversível - que conta com design assinado pela Pininfarina - é a sua cor tão exótica quanto o exemplar: azul turquesa, tom que a Ferrari batizou de Azzurro Metallizzato . Além disso, o esportivo italiano mantém todas as características originais.

Segundo informações no site da casa de leilões, em todo o seu histórico, o veículo teve cinco donos, considerando que o último ficou com o carro desde 2008.

A 250 GT California Spider é equipada com o  motor Colombo 3.0 (2.953 cc), V12 alimentado por três carburadores Weber (42 DCL6). São 240 cv a 7.000 rpm, regime de rotações elevado para época. O câmbio manual de quatro marchas é padrão. 

Criada especialmente para ser apresentada no Salão de Nova York de 1962 , a 250 GT California Spider foi feita a partir de 1959 e saiu de linha no ano do evento. Todas unidades produzidas foram destinadas ao poderoso mercado norte-americano, daí a origem do nome California.

Com a introdução da Berlinetta de curta distância entre eixos (SWB) em 1960, o California Spider foi completamente redesenhado. Quando comparado ao seu antecessor, o 250 GT SWB California Spider se beneficiou de um chassi muito mais sofisticado, com freios a disco Dunlop padrão nas quatro rodas, uma suspensão mais refinada e novos motores.

Apesar de serem carros esportivos mais refinados e completos, os SWB California Spiders eram verdadeiros puros-sangues, assim como seus equivalentes Berlinetta. Vários exemplares correram em grandes eventos europeus, incluindo as 24 Horas de Le Mans e a Targa Florio.

Segundo dados oficiais da Ferrari, entre 1957 e 1963, a Ferrari construiu apenas 106 exemplares do 250 GT California Spider – 50 da versão inicial LWB e 56 da variante SWB.


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