No último domingo (22) uma Ferrari 458 Italia protagonizou um acidente na BR-040 em Minas Gerais , mais precisamente, na altura do trevo de Macacos , em Nova Lima na Grande Belo Horizonte .
Segundo os vídeos disponíveis na internet, o esportivo fabricado em Maranello , na Itália, ficou completamente destruído, com o motor e as rodas traseiras tendo se separado da carroceria do veículo.
Não é possível confirmar se o automóvel estava em alta velocidade, e não há relatos de outros veículos envolvidos no acidente. Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, a corporação não foi acionada para socorrer o motorista, e a rodovia não precisou ser interditada, nem registrou lentidão no trânsito.
O que chama a atenção nesse caso é o fato do motor da Ferrari , localizado atrás dos assentos, ter se separado da carroceria . Por mais errado que isso pareça, na verdade é proposital .
Visando proporcionar um melhor comportamento dinâmico do veículo, a instalação do motor em posição central-traseira proporciona melhor distribuição de peso. Em caso de colisão, pensando em ser mais seguro para os ocupantes, o motor é desacoplado do restante da carroceria, para não invadir a cabine e diminuir os riscos lesões aos ocupantes, e eventuais incêndios.
E vale lembrar que em 2010, a Ferrari realizou um recall de 1.248 modelos por conta de risco de incêndio , que poderia ser causado por superaquecimento da cola utilizada nos arcos de roda traseiros.
A Ferrari 458 Italia foi produzida entre 2009 e 2015, com cerca de 24.000 unidades saindo de Maranello, e foi a última Ferrari a ser equipada com um motor V8 naturalmente aspirado .
O motor entrega 570 cv de potência e 55 kgfm de torque , permitindo aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e 325 km/h de velocidade máxima e o câmbio é automático de dupla embreagem .