A manutenção periódica é a melhor saída para evitar problemas futuros com folgas e vazamentos na caixa de direção
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A manutenção periódica é a melhor saída para evitar problemas futuros com folgas e vazamentos na caixa de direção

Barulho seco vindo de um dos lados do eixo dianteiro é um dos sintomas mais comuns de que há folga na caixa de direção . Falando especificamente dos carros equipados com direção hidráulica , que são a maioria hoje, além da folga, o vazamento de fluido de cor avermelhada já é um alerta para ir ao mecânico.

Conforme explica o professor em manutenção automotiva, Pedro Luiz Scopino, o custo da manutenção não é barato. Nos sistemas mecânicos, caso dos carros mais antigos, é preciso trocar a caixa inteira da direção . Já os com assistência hidráulica fazem a troca do componente hidráulico. Nas mais caras, as elétricas, são feitas as trocas dos componentes elétricos do motor, quando queimados ou em curto-circuito.

Para saber se há folga na direção é simples. Com o carro parado, motor ligado, e direção centralizada, gire suavemente o volante no sentido horário e anti-horário e, assim, você vai ver se há falta de reação no esterçamento das rodas. Um ângulo de cerca de cinco graus de folga é tolerável. Caso seja maior, é recomendado levar para avaliação numa oficina e fazer o alinhamento, pois isso pode prejudicar a dirigibilidade do veículo.

Por falar nisso, f aça o test drive para saber se há ruídos em alguns dos pontos . A origem vem na maior parte do lado do passageiro, especialmente na cremalheira (haste de ligação que vai engrenada ao pinhão que se movimenta pela ação do volante).

Nesse caso, é sempre importante no caso da direção hidráulica - que é mais comum nos carros hoje em dia -, procurar por vazamentos ou ressecamento da mangueira do fluido da direção . Outra dica é respeitar os prazos para a troca do lubrificante de acordo com a recomendação do fabricante.

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