Os 5 carros mais “populares” que passaram pelas mãos de Ayrton Senna

Com 41 vitórias em 161 corridas disputadas na F-1, que se somam às 65 poles e 19 voltas mais rápidas, o tricampeão mundial Ayrton Senna se tornou um dos grandes nomes da história da Fórmula 1. Porém, no fatídico dia 1º de maio de 1994, Senna perdeu a vida no GP de San Marino. E para homenagear uma das figuras mais respeitadas mundialmente, separamos cinco dos modelos mais “comuns” que já passaram pelas mãos de Senna.

1) Porsche 911 Carrera Cabriolet 3.2

Quando Ayrton Senna esteve em Portugal, adquiriu um Porsche 3.2 Carrera Cabriolet em 1987, esportivo alemão que ficava guardado na casa de um amigo. Apesar de contar com a assinatura do piloto, o dono posterior fez modificações estéticas como a cor amarela, além da carroceria com bitolas mais largas na traseira. O motor rende 214 cv e torque de 27 kgfm.

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2) Honda NSX

O Honda NSX foi desenvolvido com a ajuda de Ayrton Senna. Além da participação no projeto, o piloto também possuía dois exemplares, um na cor preta que era utilizado no Brasil e outro na provocante tonalidade vermelha com o qual ele desfilava pelas ruas de Portugal. O motor das máquinas é um 3.0 V6 de 273 cv e 29 kgfm de torque. Para sair da imobilidade e chegar aos 100 km/h, são necessários apenas 5,9 segundos.

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3) Audi S4 Avant

Senna foi o responsável pela importação dos primeiros Audis no Brasil, em 1994, através da “Senna Import”. Nem mesmo o tricampeão deixou de se render à beleza e esportividade dos veículos. Em sua coleção particular, chegou a ter um S4 Avant. A perua está equipada com motor V8 4.2 de 280 cv e 40,8 kgfm de torque e tem tração nas quatro rodas, conjunto que garante o zero a 100 km/h em 6,6 segundos.

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4) Ford Escort XR3

Quem disse que Senna só gostava de modelos importados? O Ford Escort XR3 também era um dos modelos mais queridos do tricampeão brasileiro. Ele teve três exemplares nos anos 1980, sendo um prata, um preto e outro vermelho, conversível. O hatch esportivo possui motor 1.6 de 82 cv de potência e torque de 12,2 kgfm. Já na aceleração de zero a 100 km/h, o "esportivo" levava 13,4 segundos.

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5) Mercedes-Benz 190E 2.3-16

Para a Corrida dos Campeões de Nürburgring de 1984, o Mercedes-Benz 190E 2.3-16 foi um dos 20 exemplares preparados especialmente para a prova disputada por pilotos da Fórmula 1 e que garantiu a vitória foi de Ayrton Senna, que ainda estava em sua temporada de estreia na F1. O sedã esportivo conta com motor 2.3 de 16 válvulas e quatro cilindros, preparado pela inglesa Cosworth, que rende 185 cv e torque de 24 kgfm. O zero a 100 km/h declarado era de 7,8 segundos.

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