O sistema de acionamento do freio de estacionamento eletrônico é visto comumente em carros premium
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O sistema de acionamento do freio de estacionamento eletrônico é visto comumente em carros premium

Conforme explica a engenheira Silvia Iombriller, conselheira da SAE BRASIL e especialista em freios, o freio de estacionamento eletrônico é acionado através de um módulo eletrônico , que pode ser independente ou conectado ao controle de estabilidade. 


Em geral, este sistema está programado para atuar quando se coloca a transmissão em Park (P) . Dessa maneira, ele utiliza a energia da bateria somente para ativá-lo. Ou seja, caso haja alguma falha de alimentação da bateria, o conjunto vai continuar atuando, mantendo o veículo parado.


Para que seja liberado o freio de estacionamento eletrônico, é preciso  trocar a bateria ou conseguir uma forma alternativa de alimentação elétrica . Vale lembrar que não há a possibilidade de “dar tranco” no veículo para recarregá-la. 


De qualquer maneira, a prática de fazer o carro pegar empurrando-o é condenável em qualquer circunstância, haja visto que poderá comprometer outras partes do motor, tais como correia dentada, pistões e válvulas.


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