Três carros populares de sucesso e três que não tiveram a mesma sorte

O governo federal anunciou nesta quinta-feira, desconto de até 10,79% em carros populares no país. Anunciado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, o desconto será de 1,5% a até 10,79% sobre o valor do veículo e valerá apenas para os que custam menos de R$120 mil. Com base nessa ideia da “volta do carro popular”, mexemos mais a fundo do baú e relembramos modelos que tiveram sucesso no Brasil e outros que nem tanto.

Carros populares que não deram certo no mercado: Chevrolet Chevette Júnior

Lançado em 1992, seu motor 1.0 só tem 50 cv. Não bastasse, parte disso se perde para mover o pesado eixo cardã da tração traseira. Para compensar, a GM aliviou o peso até com vidros mais finos. O regime fez o Chevette mais simples passar dos 910 para os 876 kg, mas, ainda assim, não foi o suficiente. Não por acaso, só durou um ano até ser substituído pela versão 1.6, que viveu até a chegada do sucessor Corsa, no final de 1993.

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Carros populares que não deram certo no mercado: Fiat Siena 6 marchas

A Fiat trouxe em 1998 o Siena 1.0 6 marchas. O uso de relações mais curtas - a sexta era somente para velocidade de cruzeiro - buscava compensar o motor 1.0 de apenas 61 cv, algo que não afetava tanto o hatch, mas que penalizava o sedã e seus 75 kg extras. Na prática, o motor era fraco e o câmbio necessitava constantes trocas de marchas. A ideia não engatou e saiu de linha no ano 2000.

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Carros populares que não deram certo no mercado: Volkswagen Gol 1.0 16V Turbo

O Gol é um sucesso até hoje, mas algumas versões se tornaram “mico”, como é o caso da versão 1.0 16V Turbo de 112 cv. Este motor apresentava alguns problemas nos cabeçotes, anéis e polia do comando de válvulas com variador de fase, tendo como consequência a retífica no cabeçote. Ao invés de a VW atualizá-lo, preferiu descontinuar a produção do 1.0 turbinado. Até porque ele já não era exatamente popular.

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Carros populares que deram certo no mercado: Volkswagen Fusca

Feito no Brasil de 1959 a 1986 e de 1993 a 1996, o Fusca teve mais de 3 milhões de unidades produzidas, tornando-se um ícone nacional. O baixo custo de aquisição e manutenção com uma resistência incomum transformou logo o pequeno Volkswagen em um ícone. Em sua mecânica o tradicional boxer de quatro cilindros teve potências que 36 cv com motor 1.2 até as últimas 1.6 de 58,7 cv (etanol).

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Carros populares que deram certo no mercado: Fiat Uno Mille

Após o Ministério da Fazenda criar uma nova e menor alíquota de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de 20% para veículos com motores de até 1.000 cilindradas, a Fiat aproveitou o antigo motor Fiasa 1048,8 cm³ (56 cv), do pequeno 147 de e o adaptou ao Uno diminuindo a cilindrada para 994,4 cm³. Com isso o motor passou a render 48 cv. Depois dele, surgiram outras variações, incluindo a ELX, que introduziu itens como ar-condicionado, algo até então impensável para um popular 1.0.

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Carros populares que deram certo no mercado: VW Gol

Outro modelo da Volkswagen, o Gol superou o Fusca, modelo que foi o carro mais vendido no Brasil por 24 anos consecutivos. Em 2013, o Volkswagen Gol conquistou o título de líder do mercado por 27 anos, somando mais de 7,5 milhões de unidades fabricadas desde 1980. Dentre muitos feitos históricos, o hatch foi o primeiro carro nacional feito em série a ter injeção eletrônica (versão 2.0 GTi de 120 cv, de 1989) e tecnologia flexível (motor 1.6 com 99/97 cv, em 2003).

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