Volkswagen Passat Variant é um bom exemplo de perua que desvalorizou pouco
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Volkswagen Passat Variant é um bom exemplo de perua que desvalorizou pouco

O mercado de carros novos é dominado pelos SUVs . Raramente algum fabricante lança uma nova station wagon (perua) ou uma minivan , geralmente, quando esses veículos chegam ao Brasil, são importados. Ao contrário do mercado de novos, no mercado de seminovos, esses segmentos ainda são procurados pelo público, e há modelos valorizando até 16%.

Segundo o levantamento da Mobiauto , os veículos do segmento de hatches médios, peruas e minivans desvalorizaram, em média, 3,29% na comparação entre janeiro e maio de 2022 com o mesmo período de 2023.

Foram 26 carros nos três segmentos com ano/modelo variando entre 2013 e 2022, totalizando 112 veículos apurados. Os analistas da Mobiauto  só consideraram automóveis com número expressivo de anúncios. 

O levantamento mostra que as station wagons e minivans desvalorizaram 2,40% e 2,71%, respectivamente, enquanto os hatchbacks médios, 7,01%.

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Julio Cabral
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Segundo Sant Clair de Castro Jr , economista e CEO da Mobiauto , coordenador do trabalho, o levantamento rompe com antigas percepções do mercado de que veículos fora de linha e de segmentos pouco populares, desvalorizavam demais.

“Isso podia acontecer nos anos 80, quando só tínhamos quatro montadoras. Hoje, com mais de 50 marcas e algumas centenas de carros diferentes, os modelos de segmentos descontinuados possuem clientela fiel e há quem não abra mão do carro preferido. Observamos esse fenômeno diariamente com os clientes de peruas, que são os veículos que menos perderam valor, inclusive”, explica.

Nissan Grand Livina traz sete lugares por praticamente metade de um Fiat Argo
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Nissan Grand Livina traz sete lugares por praticamente metade de um Fiat Argo

Se esses modelos apresentam bons resultados no mercado de usados, por que o público não os compra zero km? O CEO da Mobiauto explica:

“No caso dos carros novos, a resposta é bem simples: foi o fenômeno dos SUVs. Eles têm ampliado a participação ano a ano e centralizam muito qualquer faixa de mercado acima dos R$ 120 mil”, diz Castro Jr. 

No mercado de usados, a variedade de opções é bem maior, e o perfil do comprador é mais variado. O automóvel que apresentou maior valorização foi a Nissan Grand Livina 2013 com 16,76%. Esse modelo oferece espaço para até sete ocupantes e tem preço de tabela de R$ 33.388. Atualmente, o carro de sete lugares zero km mais em conta do país é a Chevrolet Spin , oferecida por R$ 133.990.

Confira os dez veículos mais valorizados do levantamento.

5 Hatches médios valorizaram, mas liderança foi da minivan Grand Livina
Reprodução/Mobiauto
5 Hatches médios valorizaram, mas liderança foi da minivan Grand Livina


“Note que o Top dez revela oito montadoras diferentes em um total de dez. Isso significa que o fenômeno ‘fora de linha’ realmente não incomoda mais. Não se trata de um mérito de uma ou outra marca. Nada disso. É uma conquista geral de praticamente todo o mercado, tanto que você encontra de tudo: carro nacional ou importado e veículos dos três segmentos pesquisados”, acentua o executivo.

Entre os mais desvalorizados, o fenômeno se repete, mas com a atenuação do fato de que alguns veículos ainda são bem novos, e que a maior parte da desvalorização de um carro novo acontece nos primeiros anos.

10 Modelos com maior desvalorização
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10 Modelos com maior desvalorização

“Repare no ano/modelo dessa tabela acima. São carros bem mais novos. Se os campeões de valorização tinham, em média, oito anos de uso, esses modelos que se saíram mal na pesquisa possuem pouco mais de três anos. É o tal movimento de um carro desvalorizar mais logo depois que é comprado”, conclui o economista.


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