Renegade antigo ainda é oferecido na Venezuela e no Panamá
Reprodução/LatinNCAP
Renegade antigo ainda é oferecido na Venezuela e no Panamá

O Jeep Renegade é um dos SUVs mais comercializados do Brasil desde seu lançamento. Apesar de polêmicas acerca do desempenho da versão equipada com motor 1.8, o Jeep mais acessível faz sucesso e é um dos principais modelos da marca.

Lançado em 2014, o SUV compacto recebeu cinco estrelas no teste do Latin NCAP em julho de 2015. Oito anos depois , o modelo voltou a ser avaliado e, além de desempenhar mal, a fabricante ainda ganhou uma bela bronca do órgão responsável pelos testes.

Os resultados dos testes divulgados nesta semana envolveram um modelo adquirido no Panamá, mas fabricado em Goiana, Pernambuco. A versão escolhida conta apenas dois airbags frontais e controle de estabilidade como equipamentos de segurança. Segundo o Latin NCAP , a fabricante recusou ceder um carro para o teste.

No Panamá, somente a versão Sport é oferecida, e chama a atenção por ser o modelo pré-facelift , oferecido no Brasil entre 2015 e 2021. No lançamento no Brasil em 2014, o modelo contava também com dois airbags, mas recebeu cinco estrelas na avaliação .

A explicação para a mudança na nota do Renegade é que os protocolos de avaliação em que a primeira versão foi testada, vigoraram até o fim de 2015 , e o modelo foi testado em julho daquele ano. Os fabricantes podem usar os resultados obtidos pelo Latin NCAP em campanhas publicitárias até quatro anos após a publicação oficial

Entretanto, em alguns mercados, a Jeep seguiu anunciando o Renegade com cinco estrelas entre 2020 e 2023 , ou seja, de um a três anos após o prazo determinado pelo órgão , e portanto, enganando seus clientes.

Dos países exibidos, somente Panamá e Venezuela exibem a versão antiga do Renegade nos sites atualmente
Reprodução/Latin NCAP
Dos países exibidos, somente Panamá e Venezuela exibem a versão antiga do Renegade nos sites atualmente

A partir dos novos protocolos, o Renegade com apenas dois airbags obteve 48,7% de proteção para adultos e 66,71% para ocupante infantil, 45,32% de proteção para pedestres e usuários vulneráveis em estradas.

No caso do Renegade vendido no Panamá, os airbags laterais são opcionais, bem como assistência de frenagem de emergência e tecnologias de segurança autônoma . Já no Brasil e em outros países da América do Sul, o Renegade é oferecido com seis airbags de série , podendo chegar a até sete nas versões 4x4 , mas ainda não foi avaliado pelo Latin NCAP

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