A utilização militar de aeronaves de pouso e decolagem verticais (Vtols) não é novidade, mas a adoção desses veículos com propulsão elétrica ainda não aconteceu. Se depender da Força Aérea dos Estados Unidos (US Air Force), isso irá mudar em breve, já que os militares assinaram um acordo com a Archer para a compra de seis unidades do eVtol da startup californiana.
A transação está cotada em 142 milhões de dólares ( R$ 693 milhões). Além da compra das unidades do Midnight , a startup irá oferecer treinamento aos pilotos , manutenção das aeronaves e ainda vai compartilhar entre si as informações de voo dos veículos.
Segundo a Archer, os eVtols podem servir como alternativa para os helicópteros , sendo mais seguros, silenciosos e com custos de operação e manutenção mais baixos . A previsão é que os veículos sejam utilizados para transportes de curta distância e serviços de resgate e apoio logístico. A capacidade de carga de cada eVtol é de 454 kg .
O investimento da Força Aérea vem após a Archer anunciar a criação de um conselho específico para serviços governamentais, que visa o envolvimento da empresa com o governo estadunidense e outras agências de segurança.
Vale lembrar que a Archer é concorrente da Eve Air Mobility , empresa criada pela brasileira Embraer para desenvolver e eventualmente fabricar eVtols.