Citroën C3 tem descontos, mas versão Live custa R$ 72.990 na tabela
Divulgação
Citroën C3 tem descontos, mas versão Live custa R$ 72.990 na tabela

O título de carro mais barato do Brasil nunca é de só um modelo. Normalmente, o Fiat Mobi Like e o Renault Kwid Zen dividem essa posição de destaque, pois ambos custam os mesmos R$ 69.990. Só que o posto ficou mais dividido ainda, agora que a Citroën está oferecendo o C3 Live pelo mesmo preço dos rivais após a marca dar um desconto de R$ 3 mil sobre os R$ 72.990 da tabela.

O preço está no site de promoções da marca , no entanto, há um ponto a ser avaliado: em alguns casos, trata-se da versão da linha 2023/23. A linha 2024 foi anunciada hoje e tem algo que os carros anteiores deviam, a abertura elétrica da tampa de combustível. Priorize os 23/24, obviamente.

E há outras entrelinhas: as compras têm que ser via internet, o estoque é de apenas 30 unidades e, além disso, a promoção vale para carros faturados entre 02 de agosto e 05 de setembro.

Se os três se equilibram em termos de preço, os itens se diferenciam um pouco. Todos trazem ar-condicionado e direção assistida, é fato, mas há equipamentos exclusivos. Por exemplo, o Kwid tem sistema de som e airbags laterais, enquanto o C3 e o Mobi contam com vidros elétricos dianteiros, algo não disponível no Renault.

Mas há uma vantagem inquestionável do C3: o espaço interno. O hatch da Citroën tem 3,98 metros de comprimento, 2,54 m de entre-eixos e 315 litros de volume no porta-malas. Cinco adultos medianos podem ir bem nele.

Como são subcompactos, os dois rivais não ostentam números tão bons. O Mobi tem 3,59 m de comprimento e reduzidos 2,30 m de entre-eixos, além de contar com porta-malas de apenas 200 l.

Preço da promoção do Citroën C3 aparece no site da Renault
Divulgação
Preço da promoção do Citroën C3 aparece no site da Renault

A figura melhora um pouco no Kwid, pois o hatch francês tem 3,68 m e 2,42 m nas mesmas medidas, além de comportar 290 l no porta-malas. Ao contrário do diminuto Fiat, o Renault ainda consegue levar quatro adultos médios.

Em desempenho, a coisa muda um pouco de figura. Todos têm motor 1.0, mas de diferentes rendimentos.

O C3 tem 75/71 cv e 10,7/10,1 kgfm de torque, números que o impulsionam de zero a 100 km/h em 14,1 s. Já o Mobi gera 74/71 cv e 9,7/9,3 kgfm, suficientes para não ficar atrás do C3 e fazer a mesma prova em 14 s. Olha que ele já teve o mesmo motor de três cilindros usado pelo Citroën, mas foi simplificado e ficou apenas com o 1.0 Fire. Na condição antiga, fazia essa medição em somente 12 s.

Entre os três, quem tem o melhor desempenho é o Kwid. O seu motor tricilíndrico entrega 71/68 cv e 10/9,4 kgfm, mas, como o seu peso é de 818 kg, contra 1.037 do C3 e 961 kg do Mobi, sua arrancada da imobilidade aos 100 km/h leva 13,2 s.

O baixo peso do Kwid também o ajuda na hora da medição de consumo, fazendo 10,9 km/l de média com etanol (cidade/estrada) e 15,5 km/l com gasolina. O C3 faz 9,9 km/l de etanol e 13,8 km/l de gasolina, menos do que os 10 km/h e 14 km/l do Mobi - sempre nas mesmas situações.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!