1 - Lançamento
Após muito segredo, a Renault divulgou o nome do seu SUV e também a data de lançamento. O Kardian será apresentado para a imprensa no dia 25 de outubro, com o início das vendas programadas para o primeiro bimestre de 2024.
Novidade promete iniciar grandes mudanças dentro da Renault brasileira
Após muito segredo, a Renault divulgou o nome do seu SUV e também a data de lançamento. O Kardian será apresentado para a imprensa no dia 25 de outubro, com o início das vendas programadas para o primeiro bimestre de 2024.
O Kardian é inspirado no Sandero europeu, mas terá um estilo visual único. A dianteira traz luzes de posição separadas dos projetores, assim como no Kwid, mas com linhas mais finas e agressivas. A ideia é que o Kardian fique mais parecido com os modelos oferecidos pela Renault europeia.
Na traseira, as lanternas lembram o Captur europeu e apresentam o formato parecido com o da letra C. O modelo ainda contará com teto em cor diferente da carroceria, assim como Fiat Pulse e Citroën C3.
A missão do Kardian é estrear a plataforma CMF-B no Brasil. Além disso, o SUV também contará com o inédito motor 1.0 turboflex, que ainda não teve potência divulgada. O câmbio será automático do tipo CVT.
Apesar de não ser oficial, o modelo não deverá ser muito diferente do Sandero europeu, que mede: 4,08 m de comprimento, 2 m de largura, 1,49 m de altura e 2,6 m de entre-eixos. O Kardian deve ter altura mais elevada.
Considerando dimensões e motorização, o Kardian deve competir com outros dois SUVs derivados de hatchbacks: o Fiat Pulse e o Volkswagen Nivus. Mas sem se esquecer dos outros jipinhos compactos.
A nova estrutura permite que o Kardian receba uma variante híbrida leve, híbrida total ou, até mesmo, elétrica. Oficialmente, a Renault trabalha em um automóvel híbrido a partir da plataforma CMF-B.
Com o Kardian, a ideia da Renault é mostrar um novo padrão dos veículos da marca, com foco em produtos de maior qualidade e valor agregado mais elevado. Vale ressaltar que Logan e Sandero eram projetos originários da subsidiária Dacia, marca do leste europeu focada em carros de baixo custo.
Segundo a Renault, o Kardian será fabricado no Brasil e exportado para demais mercados. Além dos países vizinhos, o novo SUV pode ser vendido até no México, país com o qual o Brasil tem acordo de importação e exportação de carros sem impostos.