Plataforma
O novo Yaris já é produzido desde 2022 na Tailândia e Malásia, de onde é exportado para Peru, Chile e México. O sedã utiliza a plataforma DNGA, voltada para carros compactos.
Novo sedã compacto promete mais visual mais moderno para alavancar as vendas
O novo Yaris já é produzido desde 2022 na Tailândia e Malásia, de onde é exportado para Peru, Chile e México. O sedã utiliza a plataforma DNGA, voltada para carros compactos.
Suas dimensões são: 4,42 metros de comprimento; 1,74 m de largura; 1,49 m de altura; e 2,62 m de entre-eixos. Em comparação ao Yaris atual, o novo ganhou 1 cm de largura, o que parece pouco, no entanto, por outro lado, o entre-eixos cresceu nada menos que sete centímetros.
No México, o sedã é equipado com motor 1.5 de quatro cilindros que entrega 105 cv de potência e 14,1 kgfm de torque, contando com transmissão CVT ou manual de cinco marchas. No Peru, o motor é 1.3 16V, também de quatro cilindros, mas que gera 95 cv e 12,2 kgfm de torque, com opções de câmbio manual e CVT. No país sul-americano, a Toyota oferece o Yaris com kit GNV de fábrica, o que não deixa de ser incomum.
Faróis dianteiros e lanternas de LED, câmera de ré, duas entradas USB, central multimídia sensível ao toque de oito polegadas (com Android Auto, Apple CarPlay e Bluetooth), além de seis airbags (frontais, laterais e cortina). Na versão topo de linha, o Yaris ganha ar-condicionado automático e mais duas entradas USB traseiras, bancos e volante com revestimento de couro e assistente de permanência em faixa, alerta de tráfego cruzado traseiro, monitor de ponto cego e controle de cruzeiro.
No Peru, o Yaris sedã custa a partir de 69,360 Sóis peruanos, o equivalente a cerca de R$ 91 mil. Curiosamente, o novo Yaris sedã é mais em conta que o hatchback de antiga geração no país vizinho. No México, os preços são equivalentes a R$ 87.875 e 99.291, nas versões de entrada e topo de linha, respectivamente.
A atual geração do Yaris sedã custa entre R$ 97.990 e 126.690. Seu principal rival é o Honda City, que é vendido por R$ 118.700 na versão básica e R$ 137 mil na opção topo de linha. Vale destacar também o preço do Toyota Corolla de entrada, que custa R$ 148.990, mas esse valor é da linha 2023, já que a linha 2024 ainda não foi lançada oficialmente.
Essa é a principal questão acerca da nova geração do Yaris. A novidade deve dar as caras somente no segundo semestre de 2024 ou início de 2025. O principal lançamento da Toyota para o ano que vem será o Yaris Cross, que utiliza a mesma plataforma do sedã.
A Toyota é responsável pela popularização da motorização híbrida no Brasil, e o novo ciclo de investimentos de R$ 1,7 bilhão já prevê um “compacto híbrido flex”. Provavelmente, o Yaris utilizará o mesmo conjunto mecânico que deve estrear no Yaris Cross, que chegará no ano que vem.