Além de proteger os carros contra a incidência de raios UV emitidos pelo Sol, muitas pessoas instalam as películas nos vidros de seus veículos para conseguir mais segurança no dia a dia. Com assaltos a carros cada vez mais frequentes , as películas automotivas podem ajudar na segurança. Entenda como elas funcionam:
Conversamos com Marina Vilela dos Santos, engenheira de aplicação da 3M do Brasil, para compreender o funcionamento das películas.
Segundo a especialista, as películas para vidro automotivo são divididas em dois grupos: controle solar e segurança. As voltadas para segurança podem reter fragmentos de vidro em caso de quebra, assim, dificultando a invasão ao veículo.
Essas películas podem retardar a invasão à cabine do carro, o que pode fazer com que o motorista tenha mais tempo de reação para deixar o local antes da intrusão. Entretanto, as películas de segurança não conseguem impedir a quebra do vidro, por exemplo. De acordo com a especialista, as películas podem proteger os ocupantes de cortes e ferimentos pelos estilhaços do vidro.
As películas de controle solar são voltadas para mitigar os raios ultravioleta emitidos pelo Sol. Segundo a especialista, esse acessório bloqueia 98% dos raios UV e protege a pele dos ocupantes, reduz a temperatura da cabine em dias ensolarados e também protege peças plásticas do interior do veículo.
Para contar com a proteção máxima das películas, é necessário tomar cuidado na manutenção. A engenheira recomenda limpar os vidros dos veículos com água, detergente neutro e pano macio. E após a instalação, aguardar 48 horas antes de abaixar o vidro do veículo.
Por ficar sempre em contato com o Sol, a película pode apresentar uma coloração roxa, fissuras ou bolhas, o que significa que está na hora de trocar. Ainda assim, a perda de performance das películas pode ocorrer de forma silenciosa, portanto, buscar por falhas pode ser recomendado.
As películas fabricadas pela 3M podem transmitir de 5 a 73% da luz visível para o interior do carro. Os filmes com índice “Clear”, ou seja, os mais permissíveis, bloqueiam 98% dos raios UV, mas em contrapartida são as mais claras oferecidas.