A fabricante de smartphones, Xiaomi , encara um novo desafio: ingressar no setor automotivo, conforme prometido há quase três anos.
O CEO da Xiaomi, Lei Jun , revelou detalhes sobre o primeiro veículo da marca, chamado de Xiaomi SU7 , concorrente do Porsche Taycan e o Tesla Model S.
Os aportes de 10 bilhões de yuans (R$ 6,7 bilhões) na produção de veículos começam a se concretizar agora. A revelação ocorreu na na tarde de quinta-feira, em Pequim, na China, madrugada aqui no Brasil. A empresa almeja tornar-se a quinta maior montadora do mundo nos próximos 15 a 20 ano s.
O sedã elétrico, está programado para iniciar a produção em série no primeiro semestre de 2024 , com planos de comercialização até o final do próximo ano.
O modelo estará disponível em duas versões, SU7 e SU7 Max , com preços ainda não divulgados, mas fontes da imprensa chinesa indicam que a versão de entrada pode partir de 300.000 yuans (R$ 205.000).
SU7:
A versão de entrada contará com um motor elétrico de 300 cv , gerando 40,8 kgfm de torque e acelerando de 0 a 100 km/h em 5,28 segundos.
A bateria de 73,6 kWh proporciona uma autonomia de 668 km no ciclo CLTC (ciclo chinês). A tração é apenas na traseira.
SU7 MAX:
A versão que lembra o nome de smartphone, SU7 MAX, ostenta impressionantes 645 cv de potência e um torque de 85,5 kgfm , podendo acelerar de 0 a 100 km/h em 2,78 segundos , equivalente a uma Bugatti Chiron Pur Sport (2,3 segundos). O veículo pode atingir de 0 a 200 km/h em 10,6 segundos , de acordo com a marca.
A bateria de 101 kWh promete uma autonomia de 800 km no ciclo CLTC e pode ser carregada em 15 minutos para percorrer 510 km em uma estação de recarga rápida (DC).
O interior é bem cuidado, com um visual primoroso. A tela de 16,1 polegadas chama atenção, e possui uma resolução 3K. O quadro de instrumentos de 7,1’’ aparenta uma boa posição.
Os ocupantes traseiros contam com duas telas (Mi Pads) também de 7,1’ ’. O sistema operacional é o HyperOS , utilizado nos dispositivos da marca.
O veículo apresenta recursos avançados de assistência ao condutor (ADAS), como 3 radares de onda de 3 mm, 11 câmeras HD e 12 radares ultrassônicos, incluindo funcionalidades para condução em rodovias, estacionamento automático e interação entre veículos.
O veículo, a princípio, será vendido apenas na China.