Conheça 5 carros que já podem ostentar a placa preta em 2024

Em 1994, o cenário automotivo brasileiro presenciou a época de ouro da era automotiva que, ao longo dos anos, conquistaram status de clássicos. Hoje, esses carros estão aptos a receber a cobiçada placa preta de coleção. Nesta matéria, exploraremos cinco veículos que podem receber reconhecimento como verdadeiros patrimônios sobre quatro rodas.

1- FIAT UNO TURBO

O Uno Turbo dominou a competição com seu motor turbo de 118 cv, superando Gol GTi, Escort XR3 e até o Vectra GSi. Mais potente que seu equivalente europeu, atingia 192,6 km/h e ia de 0 a 100 km/h em 8.96 s. Seu visual esportivo era a graça da época, alimentadas por um propulsor italiano de 1.4 litro, injeção eletrônica e turbo a 0,8 bar de pressão.

Divulgação

2- RENAULT TWINGO

O Renault Twingo, projetado como um carro urbano e atrativo para o público jovem, chegou ao mercado brasileiro da França com um motor de 1.2 litro e 55 cv. Destacava-se por sua praticidade, economia e conforto. Com um banco traseiro corrediço e rebatível, ajudava o aproveitamento do espaço do minúsculo porta-malas de 186 litros para 1.096 litros.

divulgação/Renault

3- FORD RANGER

A Ford Ranger era sonho dos jovens, chegou ao Brasil em 1995, importada dos EUA com volante multifuncional. Disponível nas versões XL e XLT com cabine simples, e STX de cabine estendida. Mais tarde, a esportiva Splash se juntou à linha. A propulsão do modelo esportivo consistia no 4.0 V6 a gasolina, proporcionando 162 cv e 30,4 kgfm de torque.

Renato Bellote/iG

4- VW GOL GII (BOLINHA)

O "Gol Bola", segunda geração do Volkswagen Gol, conquistou o coração dos brasileiros no seu lançamento, em 1994. Chamado assim pelo design arredondado, diferentemente do Gol G1, que era ‘’quadrado’’. Ele era ofertado em diversas versões, o 1000i, 1000i Plus, CL, GL, Furgão e GTi com o motor 2.0 de 109 cv e 17 kgfm.

Brunelli Veículos Antigos

5- CHEVROLET CORSA GSI

O Corsa GSi surgiu por aqui em 1994 importado da Hungria e substituindo o Chevette. Equipado com motor Ecotec 1.6 de 108 cv e transmissão manual de cinco marchas fazia jus na época., O visual esportivo é composto por para-choques exclusivos, saias laterais, spoiler traseiro e bancos Recaro e vinha fundo para brigar com o Gol GTI.

Divulgação

Veja mais Top Stories