Problema seria no desembaçador traseiro do veículo
Reprodução/MotorTrend
Problema seria no desembaçador traseiro do veículo

Proprietários do  Honda ZR-V nos Estados Unidos estão enfrentando um sério e desagradável problema. O modelo, vendido por R$ 214.500 aqui no Brasil, é comercializado nos Estados Unidos como HR-V , embora os veículos sejam praticamente idênticos. Motoristas têm relatado um estrondo alto enquanto dirigem, seguido pela quebra do vidro traseiro do veículo.

De acordo com uma nota da Honda da Pensilvânia , o problema está relacionado à instalação inadequada do desembaçador traseiro. O vidro aquece, se expande e, eventualmente, estilhaça cacos de vidros. 

"A American Honda recebeu um número limitado de relatos de quebra de vidro traseiro em veículos Honda HR-V 2023 associados ao uso do descongelador traseiro. Nossa investigação revelou que, durante o processo de montagem de alguns veículos, o selante utilizado para proteger o vidro traseiro pode entrar em contato com os elementos de aquecimento do descongelador, criando um ponto quente e enfraquecendo o vidro com o tempo, à medida que o descongelador é utilizado."

Curiosamente, apenas a Honda da Pensilvânia se pronunciou sobre o problema, apesar de vários motoristas em outros estados do país terem relatado a situação.

Conhecido no Brasil como ZR-V, modelo utiliza a plataforma do Honda Civic
Divulgação/Honda
Conhecido no Brasil como ZR-V, modelo utiliza a plataforma do Honda Civic

Conforme relatos do Motor Trend , incidentes ocorreram tanto quando os veículos estavam estacionados quanto durante a condução, acompanhados por um estrondo alto.

No site da Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos Estados Unidos (NHTSA) , o Honda ZR-V possui quase cinco estrelas em segurança. No entanto, ao rolar a página, podem-se observar 416 reclamações de usuários , incluindo diversas sobre estilhaços, explosões e implosões espontâneas do vidro traseiro do modelo.

A Honda anunciou a preparação de um recall para corrigir o defeito, com previsão de início para abril ou maio deste ano. 

Até o momento, não houve registro de ocorrências no Brasil , mas o modelo brasileiro vem importado do Méxic o, produzido junto com a versão norte-americana do SUV; portanto, é um ponto de atenção.

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