A Land Rover é uma marca que não está muito presente em nosso mercado em termos de manchete, mas quando surge, não decepciona. A fabricante britânica iniciou a produção do facelift do Evoque e Discovery na fábrica em Itatiaia, situada no Rio de Janeiro , quase na divisa com o estado de São Paulo. Os novos modelos foram apresentados no mercado internacional em junho de 2023 e estarão disponíveis a partir de R$ 434.990 para o Discovery flex e R$ 464.380 no modelo a diesel , e R$ 471.950 no Evoque , que conta com apenas uma versão.
As mudanças no exterior do Evoque são discretas, as rodas de 20 polegadas receberam novo acabamento e design. A grade dianteira não é mais hexagonal, mudando para novos elementos retilíneos, além das lanternas equipadas com blocos de LEDs para o sistema de iluminação inteligente. Por outro lado, a Discovery apresenta novas rodas (20”, 21” ou 22”) com acabamento em preto, grade do mesmo formato, mas em preto brilhante, nova grade dianteira inferior e elementos nos faróis.
No interior de ambos os modelos são parecidos, mas é justamente na cabine onde as maiores mudanças ocorreram. Os botões físicos dos painéis foram eliminados, seguindo a tendência das montadoras chinesas, e todas as funcionalidades foram integradas (ar-condicionado também) à tela curva de 11,4 polegadas com o sistema mais recente do Pivi Pro , que inclui a Amazon Alexa e integração sem fio com Apple CarPlay e Android Auto (antes era com fio).
Com a adoção de um design mais minimalista e a redução de elementos físicos, a Land Rover pôde ampliar os porta-copos, incluir um carregador de celular por indução e duas entradas USB-C, além de proporcionar mais espaço no console central. Além disso, uma nova manopla de câmbio mais larga foi colocada, e o painel de instrumentos voltou a ser 100% digital.
Quanto à motorização, ambos os modelos mantêm suas opções. O Discovery Sport é oferecido com motor flex ou diesel , juntamente com um conjunto híbrido-leve. O motor flex 2.0 Si4 entrega 249 cv de potência e 37,2 kgfm de torque, realizando a aceleração de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos . Já a configuração com motor 2.0 turbodiesel em conjunto com um sistema s emi-híbrido (MHEV) oferece 204 cv de potência e 43,8 kgfm de torque. Ambas as versões contam com câmbio automático de nove marchas.
Por sua vez, o Range Rover Evoque é equipado com o motor 2.0 Si4 , que entrega 250 cv de potência e torque d e 36,3 kgfm . Com tração integral, o modelo atinge a velocidade de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos , com t ransmissão automática de nove marchas.