Apresentado ao mundo pela GWM
em 2021 como Ora Punk Cat
e lançado oficialmente um ano depois como Ora Ballet Cat,
o carro chamou a atenção dos entusiastas por se tratar de um modelo 'semelhante' ao Fusca e ser 100% elétrico.
A novidade, que foi apresentada no Salão de Xangai, na China, foi registrada pela montadora no Brasil junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Porém, a VW entrou com uma liminar urgente para anular o registro, afinal, uma vez que o Fusca saiu de linha mundialmente em 2019, a Volkswagen não gostaria da ideia de 'Fusca chinês' sendo vendido em território brasileiro.
Confira abaixo a galeria de fotos do Ora Ballet Cat:
De acordo com o jornal 'O Globo', o pedido foi originalmente acatado pela Justiça, mas foi válido até março deste ano, quando os chineses conseguiram a revogação.
A Volkswagen argumenta no processo que o modelo chinês é "uma cópia escancarada do icônico Fusca, como se não houvesse leis em nosso País que salvaguardassem os esforços alheios e vedassem a concorrência desleal e parasitária e a associação indevida".
A GWM, por sua vez, conseguiu reverter a situação na 1ª turma do Tribunal Regional Federal da 2ª região. Os chineses afirmam que não há uma concorrência desleal neste caso, uma vez que o Fusca não é fabricado no Brasil desde o ano de 1996. O New Beetle também não é vendido no país desde 2020.
A marca chinesa descarta que o Ora Punk Cat e Ballet Cat sejam cópias do Fusca.
"Por óbvio que desde então os demais players trabalham em novos e aprimorados designs de automóveis, inclusive, considerando aquilo deixado de legado para o estado da técnica - e a fim de ser aproveitado e melhorado pela sociedade - pelas Autoras (VW do Brasil)", relatam no processo.
A Volkswagen entrou com novo recurso na Justiça, mas ainda não foi julgado.
Os modelos chineses são 100% elétricos e contam motorização de 143 cv com autonomia de até 501 km.
Segundo o UOL, a GWM não planeja comercializar o Ora Punk Cat ou Ballet Cat no Brasil, mas diz que "até por um posicionamento global, a empresa precisa manter sempre disponível a possibilidade de comercializar qualquer produto da sua linha em qualquer mercado do mundo".