A Fiat é uma das principais montadoras em volume de vendas no Brasil. A fabricante de origem italiana conhece o mercado nacional como poucas, e teve o carro mais vendido do Brasil nos últimos três anos com a Strada . Entre os seminovos, a marca também se destaca, sendo a terceira mais vendida, praticamente empatada com as líderes, com o Palio sendo o modelo de maior destaque.
Segundo o levantamento mais recente da OLX , a Fiat apresentou 16,1% das vendas na seção automotiva da plataforma no primeiro trimestre, ficando 0,4% atrás de Chevrolet e Volkswagen , que empataram com 16,5% de vendas.
Entre os modelos da Fiat
, quem se destaca é o Palio,
tradicional hatchback produzido em Betim (MG) entre 1996 e 2018
, que apresentou 27% de todas as negociações envolvendo veículos da Fiat no primeiro trimestre.
“A Fiat é uma marca consolidada, presente há quase cinco décadas em solo brasileiro. O estudo da OLX mostra que é possível adquirir um automóvel usado da marca 61% mais barato do que o preço de um novo, o que pode ser um ótimo precedente de negócios tanto para quem compra quanto para quem vende e/ou deseja trocar de carro, podendo inclusive, anunciar o seu automóvel gratuitamente na plataforma” , afirma o VP de Autos e Comercial do Grupo OLX, Flávio Passos.
Na sequência, aparecem o Uno , modelo tradicionalmente posicionado abaixo do Palio e a picape Strada, que durante muitos anos foi produzida a partir da plataforma do hatchback mais vendido. Os três modelos se destacam pela confiabilidade mecânica e ampla oferta de peças de reposição no mercado, já que compartilhavam também as mesmas opções de motor.
Carros mais novos também aparecem na lista.
Na sequência estão modelos mais modernos como Toro e Argo , na quarta e quinta posição, respectivamente. Curiosamente, a lista não conta com o Fastback, modelo mais caro da fabricante (excluindo a Toro),
Segundo o estudo da OLX, o carro com menor preço médio é o Uno , avaliado em R$ 23.900. Em São Paulo, maior estado brasileiro segundo o IBGE, o Fiat Palio lidera o ranking com 31% das vendas. O Uno, com 22%, ocupa a segunda posição; o Strada vem em terceiro, com 12%.