A relação entre o presidente da Argentina, Javier Milei , e o empresário proprietário da Tesla , Elon Musk , estreitou-se ainda mais há duas semanas atrás (12 de abril), quando os dois se encontraram nos Estados Unidos.
Como resultado, a cidade de Zárate , localizada no norte de Buenos Aires, na Argentina, ofereceu benefícios fiscais caso a Tesla decida construir uma fábrica no local, que já abriga a Toyota (onde é fabricada a Hilux) e a Mercedes-Benz Truck and Buses, que está construindo uma fábrica por lá.
A proposta foi apresentada pelo prefeito da região, Marcelo Matzkin , que disse a Musk: "Em Zárate, Argentina, qualquer empresa interessada em se instalar para produzir veículos elétricos, suas autopeças e infraestrutura de recarga não pagará impostos por 10 anos. Estamos ansiosos para recebê-lo, Elon Musk. Temos a melhor localização e uma gastronomia incrível", comentou Matzkin. No entanto, há uma condição: "Devem contratar 75% da mão de obra local".
Carlos Ruckauf, assessor de Milei, afirmou que a Tesla poderia estabelecer uma fábrica de veículos elétricos para atender toda a América Latina a partir da Argentina, desde que o Congresso aprove a Lei de Eletromobilidade, que está parada há meses.
Atualmente, a única concessionária da montadora americana na América do Sul está no Chile . Para adquirir um veículo da Tesla nos demais países da região, os interessados precisam importá-lo de forma independente, o que acarreta em custos muito mais elevados. Atualmente, o Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, com estimativa de 775 mil unidades vendidas .