Um cliente de uma concessionária Kia nos Estados Unidos foi detido por roubo de um carro , sendo que o veículo em que ele estava havia sido cedido pela loja como cortesia enquanto seu carro passava por manutenção .
O caso aconteceu em Huntington Beach , na Califórnia . Jamie Rodgers, 39 anos, recebeu um Kia Sportage como cortesia enquanto o seu carro passava por reparos na concessionária.
Entretanto, algumas semanas após deixar a loja, foi parado pela polícia por conta de uma queixa de roubo . O gerente da concessionária deu falta do Sportage e acionou a polícia para recuperar o veículo.
A polícia localizou Rodgers na cidade de Costa Mesa . Ao abordar o motorista, os policiais utilizaram o alto-falante da viatura para pedir que o motorista deixasse o carro e avisaram que poderiam disparar contra o motorista, já que ele era considerado “armado e perigoso”.
Entretanto, isso só aconteceu por conta de um erro de um funcionário da loja. Segundo Rodgers, o funcionário perdeu o contrato de empréstimo do Sportage. Após receber um ticket de estacionamento e não conseguir contato com Rodgers ou encontrar os documentos, o funcionário pensou que o carro havia sido roubado .
Rodgers está processando a loja alegando transtorno de estresse pós-traumático por conta da agressividade da abordagem policial . Além disso, o pai de duas crianças, ainda perdeu o emprego de professor de uma escola de ensino médio por conta da mídia envolvendo o caso.