Um levantamento realizado em 2023 pelo G1 revelou que a cada hora, 15 veículos são furtados na cidade de São Paulo , e os utilitários, conhecidos como SUVs , não escapam dessa estatística. Os roubos e furtos de SUVs aumentaram em 10% em fevereiro na cidade de São Paulo, de acordo com dados da Ituran Brasil , com base na Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.
Essa porcentagem representa um aumento de 825 veículos furtados ou roubados na cidade durante o mesmo período em 2023 , para 910 em 2024 . O veículo mais visado é o Jeep Renegade , que registrou um aumento de 57,4% nos casos de roubo. Em seguida, está o Ford Ecosport , que não é mais fabricado, classificado como o segundo veículo mais roubado, seguido pelo Nissan Kicks , que teve um aumento de 38,9%.
CONFIRA A LISTA DOS SUVs MAIS FURTADOS EM 2024:
A Ituran Brasil também forneceu dados sobre as áreas mais afetadas, e o bairro de Perdize s, na Zona Oeste de São Paulo , é onde ocorrem mais furtos e roubos de veículos - com um aumento de 200% em comparação com o mesmo período de 2023. Até o momento, foram registrados 15 casos na região, contra cinco no mesmo período do ano anterior.
Fernando Correia, gerente de operações da Ituran Brasil, destaca que os crimes ocorrem principalmente durante a noite e destaca as precauções que devem ser tomadas.
"Notamos um aumento de 400% nos crimes durante a madrugada este ano. Isso reforça que períodos com menos movimentação na rua ou menos vigilância são os mais visados pelos criminosos. A chave nestes casos é estacionar em locais seguros, prestar atenção aos arredores e, durante a noite, preferir áreas movimentadas" , comenta Fernando.
Outras regiões também apresentaram aumentos significativos, como o bairro de Vila Formosa, que registrou um aumento de 130,8% , seguido por Tatuapé, com 100% , e São Lucas, com 90%.