A Ford anunciou nesta sexta-feira (10) seus mais novos pilotos para o Rally Dakar 2025, a mais longa prova de rali do mundo, que acontecerá na Arábia Saudita. Os pilotos escolhidos são Carlos Sainz , pai de Carlos Sainz Jr, piloto da Scuderia Ferrari na Fórmula 1 , e Nani Roma . Esses dois se juntam a outros dois pilotos para correr com o Ford Raptor .
Sainz já está familiarizado com o Rally Dakar, pois venceu a corrida quatro vezes - em 2008 e 2010 pela Volkswagen , em 2018 pela Peugeot , em 2019 pela Mini e mais recentemente, em 2024, pela Audi com o RS Q e-Tron. Ele acumula 19 participações quase consecutivas, não competindo apenas em 2012.
O piloto espanhol de 62 anos também está em busca do seu quinto título mundial no WRC (Campeonato Mundial de Rali). Enquanto isso, Nani Roma , outro espanhol de 52 anos, já venceu duas corridas do Rally Dakar, em 2012 e 2014, mas na categoria de motos. Ele entrou para a equipe na prova deste ano.
Esta será a quarta vez que Carlos Sainz estará na equipe Ford. Ele estreou na competição em 1987, pilotando um Ford Sierra RS. Retornou em 1996 com um Escort, conquistando três vitórias. Sua última passagem pela equipe ocorreu entre 2000 e 2002, pilotando o Focus, onde obteve duas vitórias e um terceiro lugar no campeonato.
“Estou muito entusiasmado com este novo projeto do Rally Dakar, por voltar a trabalhar com a Ford pela quarta vez e regressar à M-Sport” , disse Sainz. “Minha história com a Ford remonta a 1987 e tenho muito orgulho disso. Estou muito animado por dirigir a picape Raptor e enfrentar esse grande desafio com muitos objetivos. Um deles é ajudar a Ford a vencer o Rally Dakar.”
Nani Roma acrescentou: “É um prazer estar neste grande projeto com uma marca icônica como a Ford e com a M-Sport, com a sua história e legado no esporte, para criar algo completamente novo”