Carrinhos de golfe são veículos projetados para um nicho de público muito específico, mas isso não significa que não possam receber uma dose extra de luxo e exclusividade, e é justamente essa a proposta da fabricante dinamarquesa Garia , auto-intitulada a primeira e única fabricante de carrinhos de golfe de luxo do mundo.
Anders Lynge, co-fundador da Garia , era ainda um estudante de design quando percebeu um nicho no mercado automotivo que poderia ser explorado: carrinhos de golfe. Segundo Lynge, todos os modelos pareciam os mesmos há 18 anos atrás, não havia produtos destinados a consumidores de luxo.
“O estilo de vida de quem mora em condomínios de luxo, casas milionárias e etc, é totalmente personalizado, do carro às roupas e relógios. Pensamos que seria estranho se todos tivessem o mesmo carrinho de golfe. A ideia por trás da Garia é essa “Como podemos fazer um produto que complete o estilo de vida dessas pessoas, mas que mantenha a qualidade de outros produtos que eles estão acostumados”, declarou Lynge à BBC.
Entretanto, carrinhos de golfe não possuem um padrão à toa. O empresário explica que os modelos são sempre os mesmos pois precisam cumprir funções específicas, o que limita a criatividade.
Lynge gostaria de fazer carrinhos de golfe com muito mais dinâmica do que os tradicionais, algo semelhante até aos Lamborghini , que são baixos, largos, repletos de vincos e recortes nas carrocerias, algo que carrinhos de golfe não são.
Apesar da dificuldade, Lynge e a edesenvolveram seus modelos com entre-eixos estendido, rodas de 12 polegadas e até mesmo suspensão dianteira do tipo duplo A, do mesmo tipo utilizada por diversos carros de ruas.
Bancos de couro, painéis convexos e côncavos pela carroceria e faróis redondos são tentativas de diferenciar o design dos carrinhos de golfe . Além do visual diferenciado, o objetivo é a personalização extrema, em um padrão próximo ao de modelos feitos à mão.
São mais de 44 opções de cores de carroceria, teto, rodas e até configurações internas como porta-copos e geladeira. Um carro todo de fibra de carbono é possível, graças a uma parceria com a Mansory , conhecida preparadora de carros de luxo.
Colaborações, inclusive, são uma grande aposta da Garia. A marca já se juntou com a Kussmaul, fornecedora da Bugatti , e até mesmo a Mercedes-Benz , quando se juntaram para fabricar um veículo inspirado nas linhas da fabricante alemã. Custando 80 mil euros (R$ 443.245), o modelo alcança 69 km/h.
Para rodar nas ruas
Na Europa, os modelos da Garia podem ser utilizados nas ruas. Os modelos são oferecidos em versões de dois ou quatro lugares a partir de 14.939 euros (R$ 82.770,57), entretanto, as variantes homologadas para o uso nas ruas partem de 18.959 euros (R$ 105.043,66).
Para efeito de comparação, é possível levar para casa um Volkswagen Polo na versão Sense (R$ 101.490) ou um Fiat Pulse Drive manual (R$ 103.990).