Assim como a Fiat na Argentina e a Chevrolet no Rio Grande do Sul, que paralisaram a produção de seus veículos, a Volkswagen está suspendendo a produção das fábricas de São Bernardo do Campo (SP), São Carlos (SP) e Taubaté (SP), afetando modelos como Nivus, Polo GTS, Polo, Virtus e Saveiro, devido às fortes chuvas que têm assolado o estado gaúcho nos últimos dias.
A impossibilidade de receber componentes de fornecedores da região, devido às estradas destruídas ou bloqueadas, levou a essa decisão por parte da montadora. A Volkswagen optou por conceder férias coletivas a partir do dia 20 de maio, caso a situação atual persista.
Os trabalhadores das plantas de São Bernardo do Campo e Taubaté terão dez dias de férias, enquanto os de São Carlos, responsável pela produção dos motores dos veículos, terão onze dias. Até o momento, a única fábrica não afetada é a de São José dos Pinhais (PR), que produz o T-Cross , além dos veículos da Audi , como Q3 e Q3 Sportback.
Em comunicado, a Volkswagen comentou sobre a situação: “Em função das fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul e a população gaúcha, alguns fornecedores de peças da Volkswagen do Brasil, com fábricas instaladas no estado, estão impossibilitados de produzir neste momento. Por esse motivo, a Volkswagen do Brasil protocolou férias coletivas de forma preventiva para as fábricas Anchieta, Taubaté e São Carlos, que poderão entrar em férias coletivas a partir de 20 de maio, de acordo com o cenário atual. Anchieta e Taubaté devem ter 10 dias de férias coletivas. A fábrica de motores de São Carlos deverá ter férias de 11 dias para parte do time de produção. A fábrica de São José dos Pinhais, neste momento, seguirá produzindo normalmente”.