Santantônio é protegido por uma peça plástica que melhora a aerodinâmica
Reprodução/Toyota
Santantônio é protegido por uma peça plástica que melhora a aerodinâmica

A Toyota do Brasil está convocando os proprietários das picapes Hilux nas versões SRX Plus e GR-Sport para um recall. As caminhonetes dessa linha, que se destacam pela bitola alargada, suspensão reforçada e adição de aerofólio (GR-Sport possui mais potência também), apresentam problemas justamente na  "barra esportiva". O recall é válido a partir do dia 20 de maio de 2024.

A Toyota se refere ao aerofólio como "barra esportiva" e está convocando o recall para remover essa peça dos veículos, deixando as Hilux sem o aerofólio preso entre o monobloco. Segundo a Toyota, há risco de a peça rachar e se desprender do veículo, o que pode causar danos a outros carros e a pedestres nas ruas e estradas.

Devido a esse problema, em maio, a Toyota já havia deixado de oferecer essa peça nas versões da Hilux. O aerofólio tem a função de melhorar o coeficiente aerodinâmico e reduzir a turbulência causada pela picape, principalmente em altas velocidades.

No início do mês, a Toyota retirou a versão SRX de seu catálogo, deixando a opção SRX Plus como a topo de linha, antes da configuração esportiva GR-Sport. Essas versões custam, respectivamente, R$ 334.890 e R$ 372.890. No site da Toyota, já é possível ver as picapes sem o aerofólio.

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