Leilões de carros são famosos por vender unidades raríssimas, muitas vezes únicas, de modelos que marcaram época. Em algumas ocasiões, esses modelos raros e clássicos podem ser até considerados um grande investimento. Separamos uma lista com os carros mais caros já leiloados.

10 - Ferrari 275 GTB/C Speciale by Scaglietti - 1964 - R$ 135,4 milhões (US$ 26,4 mi)

Ferrari 275 GTBC Speciale Scaglietti
Reprodução/Sotheby's
Ferrari 275 GTBC Speciale Scaglietti

Apresentado em 1964 para ser homologado para disputar as 24 horas de Le Mans de 1965, a 275 GTB chegou para substituir a 250 GTO e foi a primeira Ferrari a contar com suspensão traseira independente. Com motor V12 “Colombo” de 305 cv de potência, somente quatro unidades foram produzidas. Essa unidade em específico não foi utilizada em corridas, entretanto, uma de suas irmãs conquistou a terceira posição em Le Mans em 1965.

9 - Ferrari 275 GTB/4S Nart Spider - 1967 - R$ 141 milhões (US$ 27,5 mi)

Ferrari 275 GTB/4S NART Spider
Reprodução/Sotheby's
Ferrari 275 GTB/4S NART Spider

Na década de 60, a Nart era responsável por representar a Ferrari em competições nos Estados Unidos e também comercializar os carros da marca. Luigi Chinetti, fundador da Nart, conseguiu convencer Enzo Ferrari a criar versões conversíveis da 275 GTB na época, e 10 modelos foram construídos e enviados para os Estados Unidos.

Essa unidade em específico foi utilizada no filme “The Thomas Crown Affair”, conhecido no Brasil como “Crown, O Magnífico”, estrelado por Steve Mcqueen.

8 - Ferrari 290 MM - 1956 - R$ 143 milhões (US$ 28,05 mi)

Ferrari 290 MM Scaglietti
Reprodução/Sotheby's
Ferrari 290 MM Scaglietti

Construído para a tradicional prova Mille Miglia de 1966, essa unidade da 290 MM terminou em quarto lugar na competição. A prova foi marcada por um domínio da Ferrari, que posicionou quatro carros nos quatro primeiros postos. O vencedor foi Eugenio Castellotti, em uma 290 MM, mas a unidade em questão, de número 600, foi pilotada pelo argentino Juan Manuel Fangio, que na ocasião já era tri-campeão mundial de Fórmula 1.

7 - Mercedes-Benz W196 - 1954 - R$ 149 milhões (US$ 29,06 mi)

Mercedes-Benz W196
Divulgação/Bonhams
Mercedes-Benz W196

O Mercedes W196 foi o carro que marcou o retorno da Mercedes à Fórmula 1 na década de 50. Com Juan Manuel Fangio à bordo, o modelo venceu quatro provas e ajudou o argentino a conquistar seu segundo campeonato mundial.

O modelo também competiu na temporada seguinte, conquistando o título mundial daquele ano. Após o grave acidente com um 300 SLR nas 24 horas de Le Mans de 1955, a Mercedes-Benz decidiu abandonar o esporte a motor, retornando somente nas 24 horas de Le Mans de 1989.

6 - Ferrari 412P Berlinetta - 1967 - R$ 155 milhões (US$ 30,2 mi)

Ferrari 412P Berlinetta
Divulgação/Bonhams
Ferrari 412P Berlinetta


A 412P é a versão “privada” da Ferrari 330 P3, que competiu nas 24 horas de Le Mans de 1966. Apenas dois chassis foram produzidos como 412P, enquanto outras eram versões convertidas da 330 P3 que, ao serem substituídas pela Ferrari, foram comercializadas para equipes clientes. O chassi 0854 competiu em Le Mans, Spa e Brands Hatch, e venceu três provas em 1968. Em 1969, o modelo foi “destruído” durante uma prova em Londres, mas passou por uma restauração de nove anos antes de retornar à vida, legalizada para rodar nas ruas, inclusive.

5 - Ferrari 335 Sport Scaglietti 1957 - R$ 183 milhões (US$ 35,7 mi)

Ferrari 335 Sport Scaglietti
Divulgação/Artcurial
Ferrari 335 Sport Scaglietti

Com somente quatro unidades construídas e uma delas destruída na Mille Miglia de 1957, a 335 Sport Scaglietti não tem muitas vitórias em seu histórico, mas competiu em diversas provas de campeonatos de longa duração entre 1957 e 1958, desde Mille Miglia, Le Mans, até circuitos em Caracas, na Venezuela e Buenos Aires, na Argentina.

4 - Ferrari 250 GTO 1962 - R$ 195 milhões (US$ 38,1 mi)

Ferrari 250 GTO 1962
Divulgação/Bonhams
Ferrari 250 GTO 1962

Nascida para enfrentar o Shelby Cobra e Jaguar E-Type, a Ferrari 250 GTO é um dos modelos mais icônicos da história da marca italiana. Somente 39 unidades foram produzidas e, curiosamente, nem todas são iguais. Algumas unidades tiveram modificações realizadas pela Ferrari Scaglietti, responsável pela carroceria do modelo, ou até mesmo pelas equipes responsáveis pelos carros.

3 - Ferrari 250 GTO 1962 - R$ 248 milhões (US$ 48,40 mi)

Ferrari 250 GTO
Divulgação
Ferrari 250 GTO

A Segunda 250 GTO da lista é o chassi 3413 GT, que ficou mais de duas décadas com o mesmo dono. Os lances iniciais pelo modelo começaram em 35 milhões de dólares e subiram por 10 minutos, antes do modelo ser leiloado por 48,4 milhões. O motor da 250 GTO é um V12 “Colombo” de 300 cv e 30 kgfm de torque.

2 - Ferrari 330LM 250 GTO Scaglietti 1962 - R$ 265 milhões (US$ 51,7 mi)

Ferrari 330 LM 250 GTO Scaglietti
Reprodução/Jeremy Cliff/RM Sotheby's
Ferrari 330 LM 250 GTO Scaglietti

A Ferrari 250 GTO mais cara já leiloada reflete o crescente desejo e também a valorização desse modelo. Enquanto a primeira da lista foi vendida em 2014, essa foi leiloada em 2023. Esse chassi em específico venceu sua categoria nas 24 horas de Le Mans de 1962 e chegou em segundo lugar nos 1000 km de Nürburgring no mesmo ano.

1 - Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhault Coupe 1955 - R$ 754 milhões (€ 135 mi)

Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupe
Reprodução/Mercedes-Benz Museum
Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupe

O recorde de carro mais caro já leiloado pertence ao Mercedes-Benz 300 SLR, negociado em um evento reservado para participantes convidados. O modelo é um de apenas duas unidades produzidas e esteve durante toda sua existência sob propriedade da Mercedes.

O 300 SLR Uhlenhaut Coupe é baseado no W196, já mencionado anteriormente, mas com motor 3.0 litros, capaz de entregar 302 cv de potência. O campeão de Fórmula 1 era movido por um motor 2.5 de 257 cv de potência.

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