Motorista dirigindo com celular na mão
Divulgação/ArthurHidden por Freepik.com
Motorista dirigindo com celular na mão

A maioria dos brasileiros usa o celular enquanto dirige, uma prática que se tornou comum. Uma prova disso são os dados coletados pelo Sistema Registro Nacional de Infrações de Trânsito (RENAINF), que registrou 136 mil multas por uso de celular ao volante em 2023.

O uso do celular ao volante já é a terceira maior causa de mortes no trânsito, resultando em cerca de 150 mortes por dia e 54 mil por ano. No entanto, ainda existem muitas dúvidas sobre esse tema.

O que diz a lei sobre o uso do celular no trânsito?

Em 2016, o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foi alterado, considerando gravíssimo o ato de dirigir com o celular em uma das mãos. Veja o que diz o CTB:

“Se o condutor estiver utilizando-se de telefone celular, para falar com alguém, e mantiver as duas mãos à direção do veículo, a infração será a do artigo 252, inciso VI (de natureza média), mas se ele estiver segurando ou manuseando o aparelho (seja para conversar ou, então, para ver as horas ou ler/digitar uma mensagem), a infração será a do parágrafo único, combinado com inciso V (dirigir com apenas uma das mãos), punida com multa de natureza gravíssima.”

Tipo de infração e valor da multa

Utilizar o celular enquanto dirige ou imobilizado temporariamente no trânsito é uma infração gravíssima. A penalidade para esse ato é uma multa de R$ 293,47 e a adição de sete pontos na carteira de habilitação. E mesmo que seja, por exemplo, um motorista de aplicativo teclando, a infração grave permanece.

Agora, caso o agente veja fones de ouvidos conectados nos ouvidos, a multa também vale, porém média, de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira, segundo a Lei n. 13.154/15.

Veículo parado ou estacionado

Se o veículo estiver parado ou estacionado, o uso do celular ou fone de ouvidos é permitido e não gera multa. Nessa situação, o carro não está em circulação e, portanto, o uso do celular não interfere na segurança do trânsito.

Multa também é válida para quem estiver parado no farol
Divulgação/Pixabay
Multa também é válida para quem estiver parado no farol

E quando está aguardando o semáforo abrir?

Porém, a situação é diferente quando o carro está parado no semáforo ou em outra situação temporária no trânsito. Mesmo que o veículo esteja momentaneamente imobilizado, ele ainda é considerado em trânsito. 

Segundo o Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, essa condição é chamada de "imobilização temporária". Portanto, se o motorista utilizar o celular para ler, escrever mensagens ou qualquer outra atividade durante essa imobilização temporária, ele estará infringindo a lei e poderá ser multado.

Consequências de misturar direção e celular: 

Como mencionado anteriormente, o uso do celular ao volante contribui significativamente para acidentes fatais, resultando em 150 mortes diárias e totalizando 54 mil por ano. Além disso, estudos indicam que digitar uma mensagem enquanto dirige a 80 km/h equivale a conduzir com os olhos fechados por uma distância de até 100 metros. O uso do celular durante a condução é responsável, em média, por 57% dos acidentes de trânsito envolvendo motoristas na faixa etária de 20 a 39 anos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!