A Jeep não deve esperar muito para lançar a nova geração do Compass , que está entre nós desde 2016. Inicialmente, o lançamento ocorrerá na Europa e nos mercados norte-americano, com o Brasil sendo incluído mais adiante. Segundo a revista inglesa Auto Express , a terceira geração do Compass deve chegar em 2024.
O Compass , que é o SUV médio mais vendido no Brasil e bem aceito em outros mercados, ganhará a nova plataforma do grupo Stellantis , já utilizada, por exemplo, no Peugeot 3008 . A STLA Medium pode suportar motores a gasolina, híbridos (inclusive plug-in) e até elétricos.
De acordo com a revista, essa nova plataforma também tornará o Compass maior e com um design mais quadrado. Eles comentam que o SUV médio , além de maior, terá um aspecto mais reto e ereto, com menos curvas, dando um caráter mais agressivo. Isso também visa alinhar o modelo ao estilo totalmente americano da marca, possivelmente lembrando o Jeep Grand Cherokee.
A plataforma também suporta uma bateria de 98 kWh na versão elétrica, com potências variando de 220 cv a 390 cv. O novo Peugeot 3008, por exemplo, possui uma versão de 98 kWh com 231 cv e 34,9 kgfm de torque, além de configurações de 73 kWh com 326 cv e 51,9 kgfm de torque. A autonomia do Compass, nessas configurações, poderia variar de 500 km a 700 km no ciclo WLTP.
Espera-se também uma cabine totalmente nova, com peças compartilhadas na montagem do Compass , como o layout widescreen i-Cockpit do Peugeot.
O SUV continuará sendo oferecido no mercado global com diversas opções de motorização. No Brasil, o Compass é produzido em Goiana (PE) e deve demorar para adotar a nova geração, provavelmente entre meados de 2025 e 2026, como parte do investimento de R$ 30 bilhões no país.