O futuro dos motores a combustão ainda é uma incógnita. Enquanto governos pressionam as fabricantes com leis de emissões mais restritivas, as fabricantes, por sua vez, estão voltando atrás na eletrificação completa. Para Mate Rimac , CEO da Bugatti Rimac , os combustíveis sintéticos serão o futuro, e o executivo espera que os proprietários dos carros da marca possam ter seu próprio posto de combustível em casa .
Em uma entrevista recente, Mate Rimac reforçou o compromisso da Bugatti com motores a combustão e ainda mostrou sagacidade para driblar as futuras restrições que serão impostas pela União Europeia:
“Eu não vejo motivo para não produzi-los [carros a combustão] após 2035. Desenvolvemos um motor completamente novo, e vamos usá-lo por um tempo. As manchetes dizem que os carros a combustão serão proibidos a partir de 2035, mas não dizem onde. Poderemos ainda produzi-los, mesmo que existam algumas penalidades”, declarou o executivo.
Os combustíveis sintéticos são a grande aposta da Porsche para o futuro. Os alemães são donos de 45% da Bugatti Rimac , empresa criada a partir da fusão entre Bugatti e Rimac , e o executivo croata acredita também no potencial dessa tecnologia.
“Podemos até pensar em alguns belos postos de combustível da Bugatti nas casas dos proprietários no futuro, graças aos combustíveis sintéticos”, declarou o executivo.
Considerando que os proprietários de Bugatti rodam pouco com seus carros, e que, talvez seja necessário usar o combustível sintético para rodar em grandes centros urbanos na Europa no futuro, não é muito estranho pensar nesse cenário.
O que são os combustíveis sintéticos
Os combustíveis sintéticos são produzidos com hidrocarbonetos, obtidos através do carbono do ar e do hidrogênio presente na água. O resultado da queima desse combustível é gás carbônico (CO2), mas sem adicionar mais ao já existente na atmosfera, afinal, uma esse CO2 foi utilizado na produção do combustível.
A Porsche possui uma usina desses combustíveis localizada no sul do Chile , mas, essa tecnologia está em desenvolvimento, sendo utilizada somente em carros de competição da Porsche e nos centros de teste da fabricante alemã.
O processo ainda é demorado, caro, e o combustível não está disponível. Considerando que proprietários de Bugatti possuem bastante dinheiro, talvez a principal questão seja a oferta do produto.
Além disso, Rimac pode ter ido muito além ao imaginar postos de combustíveis privados, afinal, ainda é combustível e, portanto, inflamável.
Novo motor da Bugatti estreia em breve
O novo motor mencionado por Mate Rimac será um V16 aspirado, que chegará para substituir os tradicionais W16 quatriturbos da fabricante francesa.
Ainda não foram confirmados os números de potência e torque, mas o propulsor contará com assistência elétrica, ainda não especificada. A Bugatti já confirmou que o sucessor do Chiron será revelado oficialmente em junho.