Mate Rimac é o fundador da croata Rimac, que se juntou com a Bugatti em 2021
Divulgação/Bugatti-Rimac
Mate Rimac é o fundador da croata Rimac, que se juntou com a Bugatti em 2021

O futuro dos motores a combustão ainda é uma incógnita. Enquanto governos pressionam as fabricantes com leis de emissões mais restritivas, as fabricantes, por sua vez, estão voltando atrás na eletrificação completa. Para Mate Rimac , CEO da Bugatti Rimac , os combustíveis sintéticos serão o futuro, e o executivo espera que os proprietários dos carros da marca possam ter seu próprio posto de combustível em casa .

Em uma entrevista recente, Mate Rimac reforçou o compromisso da Bugatti  com motores a combustão e ainda mostrou sagacidade para driblar as futuras restrições que serão impostas pela União Europeia:

“Eu não vejo motivo para não produzi-los [carros a combustão] após 2035. Desenvolvemos um motor completamente novo, e vamos usá-lo por um tempo. As manchetes dizem que os carros a combustão serão proibidos a partir de 2035, mas não dizem onde. Poderemos ainda produzi-los, mesmo que existam algumas penalidades”, declarou o executivo.

Os combustíveis sintéticos são a grande aposta da Porsche  para o futuro. Os alemães são donos de 45% da Bugatti Rimac , empresa criada a partir da fusão entre Bugatti e Rimac , e o executivo croata acredita também no potencial dessa tecnologia.

“Podemos até pensar em alguns belos postos de combustível da Bugatti nas casas dos proprietários no futuro, graças aos combustíveis sintéticos”, declarou o executivo.

Considerando que os proprietários de Bugatti rodam pouco com seus carros, e que, talvez seja necessário usar o combustível sintético para rodar em grandes centros urbanos na Europa no futuro, não é muito estranho pensar nesse cenário.

Bugatti Chiron Sport Divulgação
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O que são os combustíveis sintéticos

Os combustíveis sintéticos são produzidos com hidrocarbonetos, obtidos através do carbono do ar e do hidrogênio presente na água. O resultado da queima desse combustível é gás carbônico (CO2), mas sem adicionar mais ao já existente na atmosfera, afinal, uma esse CO2 foi utilizado na produção do combustível.

A Porsche possui uma usina desses combustíveis localizada no sul do Chile , mas, essa tecnologia está em desenvolvimento, sendo utilizada somente em carros de competição da Porsche e nos centros de teste da fabricante alemã.

O processo ainda é demorado, caro, e o combustível não está disponível. Considerando que proprietários de Bugatti possuem bastante dinheiro, talvez a principal questão seja a oferta do produto.

Além disso, Rimac pode ter ido muito além ao imaginar postos de combustíveis privados, afinal, ainda é combustível e, portanto, inflamável.

Novo motor da Bugatti estreia em breve

novo motor mencionado por Mate Rimac será um V16 aspirado, que chegará para substituir os tradicionais W16 quatriturbos da fabricante francesa.

Ainda não foram confirmados os números de potência e torque, mas o propulsor contará com assistência elétrica, ainda não especificada. A Bugatti já confirmou que o sucessor do Chiron será revelado oficialmente em junho.


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