O prazo máximo para a declaração do imposto de renda (IRPF) vai até a próxima sexta-feira (31), e com isso, muitas pessoas podem ficar na dúvida: preciso declarar meu carro? Como declarar meu carro? Vamos responder essas perguntas abaixo.
Quem precisa declarar o imposto de renda?
Quem teve rendimentos anuais acima de 30,6 mil reais em 2023, é obrigado a declarar.
E o veículo, como deve ser declarado?
Veículos comprados em 2024 devem ser incluídos na seção “Bens e Direitos”, onde aparece a opção “veículo automotor terrestre”, sendo necessário preencher as informações de marca, modelo, ano de fabricação, placa, preço pago e CPF/CNPJ do vendedor. Se o veículo do contribuinte for o mesmo da declaração de 2023, é possível importar os dados da declaração anterior.
E no caso de financiamentos? Como proceder?
Para quem está financiando um veículo, é necessário informar os pagamentos realizados em 2023 em “discriminação” e adicioná-los ao valor declarado em 2024.
Em casos de carros vendidos no ano passado, o contribuinte deve colocar no campo “discriminação” o nome e dados (CPF/CNPJ) do comprador do veículo, bem como a data da negociação e o valor recebido.
Segundo a Zapay , fintech especializada em facilitar a vida dos proprietários de veículos, o valor de compra do veículo não deve ser atualizado com o passar do tempo e as despesas relacionadas ao carro como IPVA, seguro e manutenções, devem ser declaradas separadamente.