Os pneus são o único ponto de contato com o solo, por isso sua integridade é vital para o bem-estar em todas as viagens
Divulgação/Bridgestone
Os pneus são o único ponto de contato com o solo, por isso sua integridade é vital para o bem-estar em todas as viagens

Às vezes, somos pegos de surpresa por um pneu furado no meio da estrada, à noite, ou em lugares inóspitos. Mesmo em casa, em locais seguros, saber trocar um pneu corretamente é importantíssimo para evitar acidentes, como a roda se soltar, ou para prevenir assaltos em estradas desertas. Por isso, é fundamental conhecermos os passos necessários para realizar essa tarefa com segurança.

Roberto Ayala, Gerente de Engenharia de Vendas da Bridgestone do Brasil, dá orientações valiosas para a troca de pneus:

“Antes de iniciar a troca, prepare os materiais necessários: o estepe, um apoio que impossibilite a movimentação do veículo e coloque-o em um dos pneus (pode ser um pedaço de madeira, uma pedra), uma chave de roda e um macaco para levantar o veículo” , explica Ayala. “Tenha em mente que se você vai trocar o pneu dianteiro, você deve colocar o apoio na traseira e se você vai trocar o pneu traseiro, você deve colocá-lo na frente. Lembre-se sempre de verificar se o freio de estacionamento está acionado” , complementa o especialista.

VEJA UM PASSO A PASSO PARA FAZER A TROCA DE PNEU CORRETAMENTE

1. Encontre um local seguro para estacionar: O ideal é que seja uma superfície plana para que o veículo não escorregue. Ajuste o freio de estacionamento e engate o carro.

2. Coloque os triângulos e sinalização necessários: Posicione-os a cerca de 15 metros do veículo para proteger a área onde será feita a troca.

3 . Afrouxe os parafusos: Use a chave de roda para virar os parafusos no sentido anti-horário. Eles devem ser apenas soltos, não removidos.

4. Levante o veículo com o macaco: Coloque o macaco nas guias encontradas sob o chassi do veículo e levante-o.

5. Retire os parafusos das rodas: Guarde-os em um local seguro.

6. Remova o pneu: Tire o pneu furado da posição.

7. Insira o estepe: Coloque o pneu reserva no lugar e insira os parafusos, apertando-os em forma de X para evitar que o pneu se mova.

8. Abaixe o carro e aperte os parafusos: Abaixe o veículo de volta ao chão e pressione os parafusos com a chave de roda para garantir que estão bem fixos.

“Trocar um pneu por conta própria é uma tarefa bastante simples se você souber os passos e tiver as ferramentas certas para a ocasião. Além de conhecer esse processo, o motorista deve ter em mente que os pneus têm um limite de vida útil e devem ser verificados periodicamente para garantir que estão em boas condições, minimizando possíveis incidentes na estrada” , acrescenta Ayala.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!