Honda HR-V 2016
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Honda HR-V 2016

O mercado de SUVs (veículos utilitários esportivos) vem crescendo ano após ano. As montadoras estão investindo pesado nesse segmento, oferecendo ao consumidor diversas opções. No entanto, os preços estão cada vez mais altos. Atualmente, o SUV zero quilômetro mais barato do Brasil é o Fiat Pulse Drive 1.3 MT , que custa R$ 104.990.

Diante desse cenário, uma alternativa é investir em SUVs compactos usados . Com o valor de R$ 80 mil no bolso, é possível encontrar bons modelos no mercado. Por isso, o iG Carros fez uma lista de cinco SUVs que possuem um bom custo-benefício e são confiáveis.

Honda WR-V EXL 2018/2018 - R$ 79.198

Honda WR-V
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Honda WR-V

Um dos modelos frequentemente esquecidos pelos brasileiros é o WR-V, que retornará em 2026. A versão topo de linha EXL, modelo 2018, oferece excelente confiabilidade, característica dos veículos Honda . Conhecido como o “SUV do Fit”, o WR-V compartilha a mesma plataforma e medidas semelhantes ao Fit, estando um nível acima do hatch e mantendo a mesma motorização.

O conjunto mecânico é composto por um motor 1.5 flex i-VTEC de injeção indireta, quatro cilindros, que entrega 115/116 cv e 15,2/15,3 kgfm de torque a 4.800 rpm (gasolina/etanol). O câmbio é CVT, sem simulação de marchas, o que não favorece a performance: ele acelera de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos e alcança uma velocidade máxima de 168 km/h. O consumo é razoável, com médias de 11,7 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada com gasolina, e 8,1 km/l e 8,8 km/l, respectivamente, com etanol.

Em termos de espaço, o porta-malas comporta 363 litros, superior, por exemplo, ao Jeep Renegade, que tem 320 litros. Suas dimensões são: 4 metros de comprimento, 1,69 metros de largura, 1,59 metros de altura, e um entre-eixos de 2,55 metros, menor que o do Volkswagen Polo.

Quanto aos equipamentos, o WR-V EXL vem bem equipado, oferecendo piloto automático, volante com assistência elétrica, vidros automáticos, airbags frontais e laterais, freios ABS, computador de bordo, regulagem de altura e profundidade do volante e do banco, sistema multimídia, entre outros recursos.

Honda HR-V LX 2015/2016 - R$ 79.394

Honda HR-V LX
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Honda HR-V LX

Para quem prefere mais espaço e potência, mas com menos equipamentos, o Honda HR-V na versão de entrada LX, do ano de estreia do SUV no Brasil, é uma boa opção. O HR-V dessa primeira geração utiliza a mesma plataforma do Fit, WR-V, City e outros modelos, mas de forma melhor aproveitada.

O motor é um 1.8 i-VTEC flex de injeção indireta, com 116/140 cv e 17,3/17,5 kgfm de torque (gasolina/etanol). O câmbio é CVT, sem simulação de marchas, ao contrário da versão EXL que possui aletas para troca de marchas simuladas. O HR-V acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos e atinge uma velocidade máxima de 175 km/h. O consumo, no entanto, é inferior ao WR-V , fazendo 10,5 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada com gasolina, e 7,1 km/l e 8,5 km/l, respectivamente, com etanol.

Curiosamente, o HR-V é mais curto e possui altura inferior que o WR-V , com 3,97 metros de comprimento e 1,58 metros de altura. No entanto, é mais largo, com 1,77 metros, e tem um entre-eixos de 2,61 metros, ligeiramente menor que o do Jeep Compass, que tem 2,62 metros. O porta-malas oferece uma boa capacidade de 437 litros.

Em termos de equipamentos, o HR-V LX deixa a desejar, pois não possui volante multifuncional e airbags laterais, presentes no WR-V. Entre os recursos estão assistência elétrica do volante, freios ABS, computador de bordo, rádio com conexão Bluetooth, vidros automáticos com função one touch, regulagem de altura e profundidade do banco e do volante, entre outros. No entanto, o HR-V se destaca por ter freio de estacionamento eletrônico com sistema auto hold, controle de tração e estabilidade e um acabamento interno mais refinado que o WR-V.

Nissan Kicks S 2018/2019 - R$ 76.047

Nissan Kicks
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Nissan Kicks

Outra opção japonesa é o Nissan Kicks , lançado em 2016. O modelo mencionado aqui é a versão de entrada, S, que oferece equipamentos razoáveis pelo preço, além de um bom motor e excelente câmbio.

O Kicks S utiliza um motor 1.6 flex de injeção indireta com 114 cv e 15,5 kgfm de torque, acoplado a um câmbio CVT que simula até seis marchas. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 12 segundos. O consumo é eficiente para um SUV, com 11,4 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina, e 7,7 km/l e 9,4 km/l com etanol, respectivamente. A velocidade máxima é de 175 km/h.

Em termos de dimensões, o Kicks possui 4,29 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura e um entre-eixos de 2,62 m. O porta-malas oferece uma capacidade de 432 litros.

Mesmo sendo o modelo de entrada, ele vem equipado com volante multifuncional, rádio com sistema Bluetooth, vidros elétricos, freios ABS, controle de tração, airbags frontais, ajuste de profundidade e distância para o banco e volante, além de assistência elétrica para o volante.

Ford Ecosport 2.0 Titanium 2018/2019 - R$ 77.638 

Ford EcoSport 2019
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Ford EcoSport 2019

O Ford Ecosport  é o melhor custo-benefício desta lista devido ao bom preço e à lista recheada de equipamentos, já que se trata da versão topo de linha, a Titanium. O motor é o mais potente da lista e leva muito bem o modelo. No entanto, o consumo e o espaço interno deixam a desejar.

O motor é o 2.0 Duratec com 170/176 cv e 20,6/22,5 kgfm de torque (gasolina/etanol), acoplado a um câmbio automático de seis velocidades (não é o powershifit).  Ele acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, sendo o único abaixo dos 10 segundos nesta lista. A velocidade máxima é de 180 km/h. O consumo, porém, é um ponto fraco, com 8,8 km/l na cidade e 12 km/l na estrada com gasolina, e 6,1 km/l e 8,3 km/l com etanol, respectivamente.

O espaço interno também é um dos piores do segmento, com 4,26 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,69 m de altura e um entre-eixos de 2,51 m. O porta-malas tem capacidade de apenas 365 litros.

Em termos de equipamentos, o Ecosport Titanium oferece um pacote bem completo e contemporâneo, incluindo airbags frontais, laterais e de cortina, freios ABS, controle de tração e estabilidade, DRL, monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), assistente de partida em rampa, alerta de ponto cego, direção com assistência elétrica, regulagem de altura e profundidade para banco e volante, piloto automático, limitador de velocidade, faróis com acendimento automático, ar-condicionado automático, bancos de couro, retrovisor fotocrômico, chave presencial, sistema de som da Sony, e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto com fio.

Mitsubishi ASX 2.0 4X4 AT 2016

Mitsubishi ASX
Fabio Bustamante
Mitsubishi ASX

O ASX  saiu de linha em 2021, permanecendo na mesma geração desde sua chegada ao Brasil, importado do Japão, em 2010, recebendo apenas reestilizações ao longo dos anos. Este modelo que trazemos nesta lista é ideal para aqueles que buscam um SUV compacto e aventureiro, já que possui tração integral sob demanda.

O motor é um 2.0 a gasolina com injeção indireta, que entrega 160 cv e 20,1 kgfm de torque. O câmbio é CVT e simula até seis marchas. Apesar da potência considerável, o 0 a 100 km/h é feito em 11,9 segundos, o que não é dos melhores tempos. O consumo é um ponto bem fraco, fazendo 9,5 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada. A suspensão é independente nas quatro rodas, o que proporciona um rodar mais confortável em comparação aos demais SUVs da lista.

O espaço interno é moderado, com 4,29 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,62 m de altura e entre-eixos de 2,67 m, semelhante ao Citroën C3 Aircross , que também possui bom espaço. O porta-malas tem capacidade de 415 litros. O ângulo de ataque é generoso, com 23 graus.

Em termos de equipamentos, o ASX oferece freios ABS, controle de tração e estabilidade, airbags frontais e de cortina, assistente de partida em rampa, direção elétrica, ajuste de altura e profundidade para o volante e banco, vidros elétricos, piloto automático, chave presencial, bancos de couro, banco do motorista com aquecimento, faróis com acendimento automático, rádio com conexão bluetooth, entre outros.

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