Carros autônomos estão chamando a atenção do público na costa oeste dos Estados Unidos
Reprodução/X/Waymo
Carros autônomos estão chamando a atenção do público na costa oeste dos Estados Unidos

Carros autônomos são os sonhos de algumas empresas de tecnologia, principalmente nos Estados Unidos. Em São Francisco, na Califórnia, os táxis autônomos, também conhecidos como ‘ Robotaxis ’, fazem sucesso nas ruas da cidade e estão se tornando até atração turística.

Identificar esses veículos é bem fácil. Geralmente são carros elétricos, muito adesivados, ou não, mas com câmeras e sensores de um tamanho generoso. Atualmente, somente a Waymo (pertencente à Google) opera com corridas para o público geral, mas no passado, Cruise (apoiada pela Chevrolet) e Zoox (da Amazon), também ofereciam o serviço.

Os carros da Waymo podem ser encontrados em Phoenix , no Arizona, onde os carros podem ser encontrados no aplicativo da Uber , mas o ideal é que o usuário chame o carro pelo próprio aplicativo da Waymo . São Francisco é a principal cidade de operação dos robotaxis, e onde o atendimento é mais rápido. Em Los Angeles (Califórnia), Península de São Francisco e Austin (Texas), o serviço ainda funciona com poucas unidades pelas ruas e áreas de atuação menores.

Segundo o The New York Times, o tempo entre o cadastro na plataforma e a primeira viagem pode ser de uma semana, portanto, quem planeja andar de carro autônomo nessas cidades, precisa se cadastrar na plataforma antes de viajar.

Como são os carros da Waymo?

Jaguar I-PACE com os sensores e câmeras necessários para o transporte na Waymo
Reprodução/X/Waymo
Jaguar I-PACE com os sensores e câmeras necessários para o transporte na Waymo

Todas as unidades da empresa são Jaguar I-Pace , modelos 100% elétricos , sempre na cor branca e com uma grande câmera e sensores no teto, bem como sensores extras nos para-lamas dianteiro e no para-choque traseiro.

Esses sensores são do tipo LiDar, que realizam o mapeamento 3D da área à sua frente utilizando pulsos de laser. São esses sensores que permitem com que o carro enxergue o trânsito à sua volta.

Esses sensores já estão presentes em smartphones, por exemplo, permitindo o uso de realidade aumentada, bem como outros carros com sistema de direção semi- autônoma bem avançados.

O Jaguar I-Pace conta com dois motores elétricos que combinam para 400 cv e torque de 70,9 kgfm. As baterias são de 90 kWh e garantem alcance de 292 milhas ou 470 km no ciclo de medição europeu WLTP.

Como é a viagem em um carro elétrico autônomo?

Segundo uma reportagem do The New York Times, alguns usuários reportam que os carros da Waymo são bem lentos e pecam, ainda, pelo excesso de cuidado, ou talvez por não entenderem o que fazer: “A direção é extremamente cautelosa e bem lenta”, afirmou um dos usuários.

Assim como em um carro de aplicativo com motorista, somente quatro pessoas podem viajar. No caso dos carros autônomos, o espaço do motorista fica vago.

Carros autônomos ainda causam controvérsias

Cruise foi adquirida pela General Motors em 2016
Divulgação
Cruise foi adquirida pela General Motors em 2016

O fato de dirigir sem motorista pode acabar causando muitos problemas no trânsito. A Cruise , já citada anteriormente, interrompeu o serviço de transporte de passageiros na Califórnia no ano passado após acidentes em que pessoas foram atropeladas pelos carros.

Também no ano passado, viralizou um vídeo onde um carro da Cruise havia estacionado no meio de um cruzamento, causando congestionamento.

Atualmente, o serviço da Waymo funciona normalmente, enquanto a Cruise opera desde maio com viagens autônomas, mas com motoristas de verdade supervisionando o funcionamento do sistema.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!