Lanzante pode não ser um nome muito conhecido para muitos entusiastas automotivos, mas os britânicos possuem grande experiência na manutenção de supercarros e um passado rico nas pistas. Entretanto, sua principal criação recente foi um Porsche 911 com motor de Fórmula 1 , que ganhou uma nova tiragem de três carros.
Os modelos são Porsches 911 da geração 930 . Os modelos foram completamente reconstruídos e contam com fibra de carbono nos para-choques, capô, portas, teto e onde mais for possível, tudo pensando em reduzir peso.
Espelhos elétricos deram adeus ao carro, que conta ainda com bancos Recaro mais leve que os normais, cintos de seis pontos, e um sistema de ar-condicionado também mais leve que o comum. Toda essa busca pela redução de peso acarreta em 430 kg a menos que os carros “base”.
Batizado de Tag Championship , os modelos são um tributo aos três títulos mundiais da McLaren na década de 1980. Em 1984 e 1985 como construtores e pilotos e 1986 somente o mundial de pilotos. Nas três temporadas, a McLaren utilizou motores Porsche , que em 1986 foram renomeados de TAG (Techniques d'Avant Garde).
Na época, esses motores foram desenvolvidos utilizando um Porsche 911 Turbo (930) como mula de testes .
Os modelos serão equipados com motores 1.5 V6 bi-turbo, exatamente as mesmas unidades utilizadas pelos carros de Fórmula 1. As 11 unidades do motor que pertenciam à McLaren foram compradas pela Lanzante, que também conseguiu com a autorização para reproduzir o carro de testes, que está em propriedade da equipe britânica.
Os motores foram retrabalhados e aprimorados pela Cosworth , justamente para deixarem de ser unidades de corrida e possibilitar o uso mais simples nas ruas. Pistões, válvulas e comandos foram melhorados. As turbinas são de titânio, justamente para ser mais leve. O sistema de escape também foi retrabalhado, bem como a caixa de ar e uma nova central de monitoramento.
Agora, o modelo entrega 625 cv de potência e gira a mais de 10 mil rotações. A transmissão é manual de seis marchas e vem de um 911 da geração 993.
Até então, a única unidade do “911 TAG Turbo” era de propriedade do ex-piloto de Fórmula 1 Stefan Johansson. Na ocasião, o carro custou 1,45 milhão de dólares, o equivalente a 7,5 milhões de reais em cotação atual.
Quem é a Lanzante?
Nascida na década de 70 como equipe de corrida focada no uso e manutenção de carros clássicos, a Lanzante passou a competir em campeonatos com carros “contemporâneos” na década de 90 utilizando Porsches . Em 1996, foram responsáveis por organizar uma equipe para disputar as 24 horas de Le Mans daquele ano com a McLaren , onde acabaram vencendo a prova.
Nos últimos anos, a Lanzante se especializou em realizar a manutenção de modelos da McLaren , bem como converter unidades focadas em uso exclusivo em autódromos como a P1 ou Senna GTR em versões homologadas para as ruas, bem como a única McLaren P1 conversível do mundo.