Pintura remete à usada pelos carros da McLaren na Fórmula 1 na década de 1980
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Pintura remete à usada pelos carros da McLaren na Fórmula 1 na década de 1980

Lanzante pode não ser um nome muito conhecido para muitos entusiastas automotivos, mas os britânicos possuem grande experiência na manutenção de supercarros e um passado rico nas pistas. Entretanto, sua principal criação recente foi um  Porsche 911 com motor de Fórmula 1 , que ganhou uma nova tiragem de três carros.

Os modelos são Porsches 911 da geração 930 . Os modelos foram completamente reconstruídos e contam com fibra de carbono nos para-choques, capô, portas, teto e onde mais for possível, tudo pensando em reduzir peso. 

Espelhos elétricos deram adeus ao carro, que conta ainda com bancos Recaro mais leve que os normais, cintos de seis pontos, e um sistema de ar-condicionado também mais leve que o comum. Toda essa busca pela redução de peso acarreta em 430 kg a menos que os carros “base”.

Toda estrutura do carro foi retrabalhada para ser mais leve
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Toda estrutura do carro foi retrabalhada para ser mais leve

Batizado de Tag Championship , os modelos são um tributo aos três títulos mundiais da McLaren na década de 1980. Em 1984 e 1985 como construtores e pilotos e 1986 somente o mundial de pilotos. Nas três temporadas, a McLaren utilizou motores Porsche , que em 1986 foram renomeados de TAG (Techniques d'Avant Garde).

Na época, esses motores foram desenvolvidos utilizando um Porsche 911 Turbo (930) como mula de testes

Os modelos serão equipados com motores 1.5 V6 bi-turbo, exatamente as mesmas unidades utilizadas pelos carros de Fórmula 1. As 11 unidades do motor que pertenciam à McLaren foram compradas pela Lanzante, que também conseguiu com a autorização para reproduzir o carro de testes, que está em propriedade da equipe britânica.

Gaiola de proteção garante mais rigidez estrutural para o modelo
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Gaiola de proteção garante mais rigidez estrutural para o modelo

Os motores foram retrabalhados e aprimorados pela Cosworth , justamente para deixarem de ser unidades de corrida e possibilitar o uso mais simples nas ruas. Pistões, válvulas e comandos foram melhorados. As turbinas são de titânio, justamente para ser mais leve. O sistema de escape também foi retrabalhado, bem como a caixa de ar e uma nova central de monitoramento.

Agora, o modelo entrega 625 cv de potência e gira a mais de 10 mil rotações. A transmissão é manual de seis marchas e vem de um 911 da geração 993.

Porsche 930 TAG F1
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Porsche 930 TAG F1

Até então, a única unidade do “911 TAG Turbo” era de propriedade do ex-piloto de Fórmula 1 Stefan Johansson. Na ocasião, o carro custou 1,45 milhão de dólares, o equivalente a 7,5 milhões de reais em cotação atual.

Quem é a Lanzante?

Nascida na década de 70 como equipe de corrida focada no uso e manutenção de carros clássicos, a Lanzante passou a competir em campeonatos com carros “contemporâneos” na década de 90 utilizando Porsches . Em 1996, foram responsáveis por organizar uma equipe para disputar as 24 horas de Le Mans daquele ano com a McLaren , onde acabaram vencendo a prova.

McLaren F1 vencedora das 24 horas de Le Mans de 1995
Reprodução
McLaren F1 vencedora das 24 horas de Le Mans de 1995

Nos últimos anos, a Lanzante se especializou em realizar a manutenção de modelos da McLaren , bem como converter unidades focadas em uso exclusivo em autódromos como a  P1 ou  Senna GTR em versões homologadas para as ruas, bem como a única McLaren P1 conversível do mundo.

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