Pesquisa revela que pessoas preferem carros com CarPlay e Android Auto

Levantamento da Wards Intelligence mostra que 90% dos veículos lançados desde 2023 já possuem sistemas de emparelhamento de celular

Central multimídia da Fiat Titano
Foto: Divulgação/Fiat
Central multimídia da Fiat Titano

Quando falamos em sistemas de emparelhamento de celular, os atuais Apple CarPlay e Android Auto são uma das inovações mais implementadas nos veículos nos últimos anos. Isso se comprova com uma pesquisa feita pela Wards Intelligence, que revela que mais de 90% dos veículos lançados desde 2023 já possuem esses sistemas.

Para muitos consumidores, a presença de um sistema de emparelhamento de celular, seja com fio ou sem fio, é uma escolha que faz toda diferença. Outra pesquisa, desta vez realizada pela McKinsey & Co, mostra que 30% das pessoas que procuram comprar um carro elétrico consideram importante que o veículo possua emparelhamento de celular. Esse número aumenta para 35% quando se trata de carros a combustão.

Nos Estados Unidos esse sentimento também é expressado: 25% dos compradores de veículos elétricos e 38% dos interessados em carros a combustão, que afirmam não se interessam no veículo se ele não tiver o sistema. 

Além de gerar segurança, evitando que o condutor precise olhar para a tela menor do celular, mesmo que esteja em um suporte no vidro, o Apple CarPlay e o Android Auto reduzem o risco de furtos. No Brasil, onde o roubo de celulares é bem comum, a implementação desses sistemas é uma medida que combina facilidade e segurança para o condutor.

Tela central da Land Rover Evoque
Foto: Divulgação
Tela central da Land Rover Evoque

Existem também aqueles que consideram implementar o sistema em seus carros, mesmo que estes não tenham vindo com ele de fábrica. A pesquisa revelou que 30% dos proprietários de carros elétricos e 17% dos donos de veículos movidos a diesel ou a gás estariam dispostos a instalar o sistema.

O levantamento também investigou o que os motoristas fariam se o sistema de emparelhamento fosse abolido dos veículos. Globalmente, 35% dos entrevistados disseram que continuariam a usar o veículo apenas com o sistema multimídia do carro, 52% optariam por utilizar o celular mesmo assim, e 14% afirmaram que trocariam de veículo.

FONTE:  CARSCOOPS