O governo italiano multou uma companhia local em cerca de R$ 34 milhões por vender modelos fabricados na China como se fossem produzidos na Itália. A empresa era a DR Automobiles , que vendia modelos da Chery , JAC e BAIC mas fazia o marketing dos carros como se fossem italianos, de acordo com o órgão regulador italiano.
A fabricante afirma que irá recorrer à multa, já que não afirma que os modelos são fabricados em solo italiano. E de fato, segundo o site da fabricante, em momento algum há a menção de que os carros são feitos na Itália, entretanto, também não menciona que os modelos são produzidos na China.
O órgão regulador italiano afirma que as submarcas “DR” e “EVO” eram vendidas como italianas, mas os modelos eram totalmente chineses. A entidade afirma ainda que apenas a montagem de detalhes e serviços de finalização eram feitos na itália.
“Essa prática coincidiu com um período e que a companhia apresentou um grande crescimento de vendas, principalmente com as marcas DR e EVO, no mercado italiano”, afirma a autoridade.
União Europeia fecha o cerco contra os chineses
A DR Automobiles foi autuada em uma tentativa do governo italiano, e também da União Europeia, de proteger a indústria local da chegada de veículos produzidos fora do bloco.
Além da DR , outra fabricante que pode sofrer com sanções e multas é a Fiat . No mês passado, um carregamento de Topolinos foi apreendido no porto de Livorno por estar ostentando a bandeira italiana, sendo que são produzidos no Marrocos . As bandeiras foram retiradas e os carros entraram no país.
Recentemente, a Alfa Romeo não pôde batizar seu mais recente SUV de Milano por conta do governo italiano, que não permite que um nome italiano seja usado em um produto produzido fora da Itália.
O modelo acabou sendo batizado de Junior e será fabricado em Tychy, na Polônia, onde a Leapmotor , marca chinesa adquirida pela Stellantis, irá também fabricar modelos elétricos.
A União Europeia planeja ampliar as taxas para carros elétricos chineses de 10% para 38%. Os políticos locais entendem que o preço mais acessível dos carros elétricos é uma ameaça aos fabricantes locais.
Em resposta, os chineses dizem que os impostos violam leis de comércio internacional. Nos Estados Unidos, a taxação para carros elétricos chineses subiu de 25% para 100%.
Entretanto, as fabricantes chinesas pedem para o governo local para taxar em 25% carros europeus com motorização acima de 2.5 litros.